Como comunicar numa situação de crise de cibersegurança?

Cibersegurança e InfoSec Notícias

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) elaborou um Referencial de Comunicação de Risco e Crise em Cibersegurança (Referencial), com o objectivo de ajudar as organizações nacionais a comunicar em contextos de risco e crise de cibersegurança.

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O CNCS identificou que muitas organizações que sofrem incidentes de cibersegurança não sabem como comunicar com as suas partes interessadas, nomeadamente autoridades, clientes, fornecedores, colaboradores internos e media, entre outros. Esta comunicação pode ser fundamental para responder aos incidentes de forma adequada, bem como para gerir a reputação da organização e a confiança da sociedade.

O Referencial pretende ser um suporte à comunicação das organizações na gestão do risco e resposta a incidentes de cibersegurança, ao contribuir para a elaboração de planos de comunicação a seguir em situações de crise. A enumeração dos passos a seguir e a identificação de elementos e funções essenciais na equipa de comunicação formada para estas situações são alguns dos contributos do documento, que visa promover o contínuo aperfeiçoamento dos planos de comunicação das organizações.

O Referencial disponibilizado pelo CNCS não deve ser entendido como um normativo, mas sim como uma referência de partida para a definição de estratégias, políticas e planos, que devem ser adaptados às características e necessidades de cada organização.