Nitrato de amónio, um composto químico com o qual a segurança não pode ser “relaxada”

Notícias Opinião

Beirute foi atingida por uma explosão que matou mais de 200 pessoas e feriu milhares, foi causada por 2.750 toneladas de nitrato de amónio armazenado no porto. As imagens mostram um incêndio antes da explosão.

O nitrato de amónio (NH₄NO₃) é um dos fertilizantes mais utilizados, produzido como comprimidos porosos, ou “pellets”. É também o principal componente em muitos tipos de explosivos mineiros, onde é misturado com gasóleo e detonado por uma carga explosiva.

Para que um desastre industrial ocorra com NH₄NO₃, muita coisa tem de correr mal. Tragicamente, parece ter sido o caso em Beirute.

O nitrato de amónio não queima por si só, em vez disso funciona como uma fonte de oxigénio que pode acelerar a combustão de outros materiais.

Os pellets de nitrato de amónio não são combustíveis e dão um fornecimento de O2 muito mais concentrado do que o ar que nos rodeia, razão pela qual é eficaz como explosivo, pelo que precisam de ser contaminados, ou embalados noutro materiacombustível.

A decomposição de NH₄NO₃ pode ser desencadeada se ocorrer uma explosão onde está armazenada ou se houver um incêndio intenso nas proximidades.

A temperatura suficientemente elevada, pode decompor violentamente por si só. Este processo cria muitos gases e vapor de água, juntamente com outros processos físicos e químicos. É esta rápida libertação de gás que causa uma explosão.

Embora não tenhamos certeza do que causou a explosão, as imagens indicam que pode ter sido causada por um incêndio na área do porto antes da explosão. É relativamente difícil para um incêndio desencadear uma explosão de nitrato de amónio. O fogo teria de ser mantido e confinado na mesma área com este composto químico.

Uma explosão de nitrato de amónio produz grandes quantidades de óxido de azoto (NO₂) é um gás vermelho com mau cheiro.

 Imagens de Beirute revelam uma cor avermelhada de gases da explosão. O NO₂ está geralmente presente na poluição atmosférica urbana e pode irritar o sistema respiratório. Os elevados níveis deste poluente são particularmente preocupantes para as pessoas com problemas respiratórios. Além disso, o fumo em Beirute apresentava um risco para a saúde dos residentes até que se dissipou naturalmente.

O nitrato de amónio é classificado como material perigoso e todos os aspetos da sua utilização são estritamente regulamentados. Por estas razões, existem regras muito rigorosas sobre onde e como pode ser armazenado e transportado.

Com efeito, muitos países da União Europeia exigem que o carbonato de cálcio seja adicionado ao nitrato de amónio para criar nitrato de cálcio e amónio, o que é mais seguro.

 Em Portugal, produzimos e importamos grandes quantidades de nitrato de amónio, principalmente para uso agrícola, é produzido através da combinação de gás de amoníaco com ácido nítrico líquido, que é feito de amoníaco. Durante décadas, o nosso país produziu, armazenou e usou nitrato de amónio sem incidentes importantes.

Esta explosão mostra-nos a importância destes regulamentos. O uso legítimo de nitrato de amónio na agricultura e na construção torna-o indispensável. Não teríamos este mundo moderno sem explosivos e não alimentaríamos a população sem fertilizantes com nitrato de amónio, precisamos de NH₄NO₃, só precisamos prestar muita atenção ao que fazemos com ele.

A prevenção e o respeito pelas normas de segurança são a chave. A segurança nunca deve ser negligente.