“Segurança continua a ser uma das principais preocupações dos consumidores”

Banca Notícias

Há uma crescente disponibilidade por parte dos consumidores a transferirem o seu negócio para fornecedores de serviços financeiros que disponiilizam mais serviços de valor acrescentado, tais como aconselhamento, recompensas e gestão financeira pessoal. Esta é uma das conclusões do estudo “Today’s Financial Consumer: open for business”, desenvolvido pela CGI.

O estudo, que vai na sua quarta edição, avalia e fornece uma análise relativamente à forma como o que pretendem e esperam os clientes dos seus fornecedores de serviços financeiros. Para este relatório contribuiram 2.250 participantes de nove países.

Estas conclusões reforçam a necessidade da banca tradicional acelerar a sua agenda de inovação e serviços por forma a reter e fazer crescer relações com os seus clientes que sejam lucrativas face à crescente concorrência de outras organizações inovadoras e ágeis, bancárias e não bancárias.

Os bancos incumbentes têm uma oportunidade para acelerar os seus processos de inovação através de parcerias com fornecedores de terceiras partes.

A segurança continua a ser uma das principais preocupações para os consumidores, criando uma vantagem competitiva para os bancos que investem em maiores funcionalidades de protecção, assim como na criação de uma reputação em segurança. Adicionalmente, o estudo confirma a crescente oportunidade para os bancos de fornecerem uma estratégia de canal abrangente que conjugue serviços digitais e personalizados.

Mais importante ainda, o inquérito confirma que mais de metade dos respondentes estão disponíveis para recorrer a outros fornecedores de serviços para os seus serviços bancários do dia-a-dia, tais como “procurar conselho sobre produtos financeiros”, ou “resolver ou problema de fraude ou segurança”.