APSEI | Conferência de segurança Proteger decorre na próxima semana em Lisboa

Notícias

A APSEI (Associação Portuguesa de Segurança) organiza, durante a próxima semana, a conferência de segurança Proteger 2018. Naquela que é a sua sexta edição, a APSEI escolheu a Sala Tejo do Altice Arena, em Lisboa, para, entre 13 e 15 de Novembro, debater e apresentar os temas quentes e novidades do sector da segurança.

A organização decidiu apostar em dois auditórios temáticos – o auditório APSEI, dedicado a temas mais macro (temas legais e de política de prevenção e segurança), e o auditório Proteger, destinado a apresentações técnicas. Segundo aponta a APSEI, ambos os espaços reunem reputados oradores nacionais e internacionais, sendo possível circular livremente entre os dois auditórios. Paralelamente, decorrem mais de 20 workshops nas salas 1 e 2, dedicados a temas variados como controlo de acessos, segurança em atmosferas explosivas, investigação de incêndio, cibersegurança ou o novo regulamento relativo aos EPI, entre outros. Além do espaço para conferências, o evento oferece ainda com uma zona de exposição, a qual conta com a presença de 40 expositores.

De acordo com a APSEI, a segurança electrónica foi um dos sectores mais debatidos durante o ano, em parte devido ao novo EGPD e ataques informáticos. Neste sentido, a organização decidiu também trazer várias apresentações e mesas redondas direccionadas para os principais temas da actualidade. PSP, CISCO, MAI e APMI são algumas das entidades que decidiram juntar-se à Proteger 2018 para falar sobre segurança electrónica. Sobre esta temática destaque para as conferências sobre “Cibersegurança nas PME”, “Transporte seguro de pessoas e mercadorias no mundo digital”, “Indústria 4.0 e tendências na segurança” e as mesas redondas sobre “videovigilância nos centros urbanos”, “segurança privada: que futuro?” e “segurança em infra-estruturas críticas: proteger o que é nosso”.  Importa ainda destacar as apresentações e mesas redondas sobre os principais temas da actualidade relacionados com a SCI e SST.

Na edição deste ano, marcam também presença Roberta Medina, à frente da organização do Rock in Rio, e João Garcia, alpinista português. A responsável do RiR centra a sua abordagem nas melhores práticas no que toca à gestão de equipas. Já João Garcia aborda temas como a motivação, resiliência, planeamento e trabalho de equipa, num exemplo de coragem e determinação.

Maria João Conde, directora-geral da APSEI, salienta que “a conferência Proteger decorre de dois em dois anos e é considerada o maior evento a nível de prevenção e segurança em Portugal”. Este ano, diz, “iremos abordar temas que vão desde a prevenção dos riscos naturais, riscos emergentes para o trabalho no século XXI, mudanças sociais e desafios à segurança contra incêndio em edifício, cibersegurança, entre outros”.

Os interessados podem obter mais informações ou realizar a sua inscrição através do site do evento. O programa está disponível aqui.