kaspersky

Kaspersky Lab abre centro de transparência

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Desde ontem, os ficheiros suspeitos e maliciosos partilhados por utilizadores de produtos da Kaspersky Lab na Europa passam a ser processados em centros de dados em Zurique. Com isto, dá-se início à primeira parte de um compromisso de realocação feito pela empresa durante 2017 no âmbito da iniciativa de transparência global. O momento é acompanhado pela abertura do primeiro centro de transparência da empresa, também em Zurique.

A realocação do processamento de dados é parte integrante de um grande movimento ao nível da infra-estrutura. Está desenhado para aumentar a resiliência da infraestrutura IT da empresa no que diz respeito aos riscos de roubo de dados e ataques a redes de distribuição e ainda, para provar a confiança que é possível ter-se nos seus produtos, serviços e processos internos.

Desde 13 de Novembro, ameaças relacionadas com dados provenientes de utilizadores Europeus começarão a ser processados em dois centros de dados. “Estes fornecerem instalações de classe mundial em conformidade com os standards da indústria para assegurar os mais elevados níveis de segurança”, aponta a empresa em comunicado.

Os dados, que os utilizadores tenham escolhido activamente partilhar com a Kaspersky Lab, incluem ficheiros suspeitos ou maliciosos anteriormente desconhecidos e meta dados correspondentes que os produtos da empresa enviam para a Kaspersky Security Network (KSN) para uma análise de malware automatizada.

Eugene Kaspersky, CEO Kaspersky Lab, afirma: “A Transparência está a tornar-se a nova norma na indústria IT – e para a indústria da cibersegurança em particular. Estamos muito orgulhosos em estar na linha da frente deste processo. Enquanto empresa técnica, estamos focados em assegurar a melhor infraestrutura IT para a segurança dos nossos produtos e dados e, a realocação de partes chave da nossa infraestrutura na Suíça coloca-os numa das localizações mais seguras do mundo”