Reconhecimento facial melhora inpecção alfandegária no Japão

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A NEC Corporation recebeu um pedido da alfândega do Japão para um pórtico de procedimento alfandegário electrónico com reconhecimento facial para uso na área de inspecção alfandegária no aeroporto internacional mais movimentado do Japão. Os testes de demonstração deste portão alfandegário electrónico estão programados para arrancar no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Narita a partir de Abril de 2019.

Esta será a primeira vez que a tecnologia de reconhecimento facial é utilizada para procedimentos alfandegários num aeroporto do Japão.

O pórtico de procedimento electrónico será instalado na área de inspecção alfandegária, por onde os passageiros passam após serem admitidos através da imigração.

“As identidades dos viajantes serão confirmadas num quiosque (terminal de declaração eletrónica) e num portão de saída equipado com a tecnologia de reconhecimento facial da NEC, que possui a melhor precisão de reconhecimento a nível mundial”, sublinha a empresa em comunicado. Além disso, uma aplicação para smartphone “irá facilitar a declaração electrónica de bagagem, permitindo que os viajantes registem o conteúdo da bagagem e as informações do passaporte”.

As entidades envolvidas esperam que estes métodos reduzam o stress do passageiro, aliviando o congestionamento e reduzindo o tempo de espera na área de inspecção aduaneira.

A imagem facial tirada na porta de procedimento electrónico é utilizada apenas para fins de identificação e é eliminada de forma adequada após o seu uso.

“A NEC considera o seu negócio de segurança e a campanha ‘NEC Safer Cities’ como a chave para expandir e melhorar o seu negócio global,” afirmou Ryouji Hayashi, Vice-presidente sénior da NEC. “A NEC já forneceu sistemas de identificação biométrica, incluindo reconhecimento facial, para aproximadamente 50 aeroportos em todo o mundo, e estamos ansiosos para aproveitar esta experiência e know-how para contribuir ainda mais para a segurança da infraestrutura social em todo o mundo”.