Lisboa é estudo de caso na implementação de plataforma urbana

Estado Notícias

A Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a NEC Portugal, avançou para um projecto inovador em 2017, tendo implementado a Plataforma Urbana CCOC – Cloud City Operations Center no município.

Este sistema “vem suportar a ambição da cidade de Lisboa de ser líder a nível europeu em termos de cidades inteligentes, através da criação de uma plataforma de infra-estrutura de cidade inteligente que permite à cidade integrar uma variedade de fontes de dados, trabalhando em conjunto com tecnologias de inteligência artificial e internet das coisas, para reunir, armazenar e analisar múltiplos dados da cidade.

Este projecto faz parte da iniciativa daquele município de tornar a cidade num local mais aprazível e sustentável, através da utilização de dados que permitem melhorar os serviços disponibilizados aos cidadãos e visitantes, tendo com o seu contributo introduzido novos níveis de segurança pública, mobilidade, poupança de energia, gestão de resíduos e eficácia operacional.

A Câmara Municipal de Lisboa enfrenta a difícil tarefa de melhorar a qualidade de vida dos seus 500.000 habitantes, ao mesmo tempo que lida diariamente com a entrada de um milhão de pessoas que se deslocam
para a cidade.
A decisão de avançar com este projecto inovador surge com o claro objectivo de tornar a capital portuguesa numa cidade inteligente e pronta para o futuro, melhorando os serviços prestados aos cidadãos através da utilização de dados.

Para conseguir trabalhar nesse sentido, o passo seguinte passou por encontrar uma empresa parceira que pudesse ajudar na construção de uma infraestrutura de cidade inteligente que integrasse uma variedade de fontes de dados.

A NEC foi a empresa seleccionada, uma vez que respondia aos diferentes requisitos necessários.  Em colaboração com a Câmara de Lisboa, a NEC implementou a Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa,
que agrega, gere e disponibiliza dados relevantes obtidos a partir de sistemas de informação municipais e de mais de 30 instituições públicas e privadas.

Esta plataforma possui uma nova estrutura conceptual de dados e uma arquitectura de sistemas que permitem que a informação contida nas múltiplas aplicações sectoriais do município seja integrada. Isto significa que a
informação pode ser consolidada com acesso multiformato, permitindo apresentar os principais indicadores e vectores do município e possibilitando uma gestão colaborativa e integrada de toda a actividade operacional da cidade.

Baseada em Fiware, uma plataforma de middleware open source, a Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa tira partido do poder da tecnologia IoT e de APIs abertas para recolher, armazenar e analisar dados. Uma
vantagem chave do Fiware consiste na sua natureza aberta e agnóstica relativamente a fornecedores, que assegura que a Câmara Municipal de Lisboa não fica presa a nenhum fornecedor específico de tecnologia.

Desde a implementação desta solução, já foi possível verificar melhorias na forma como a cidade é gerida.

Para o Director-Geral da NEC Portugal, João Fernandes, “a eficiência de múltiplos serviços da cidade teve uma clara melhoria graças aos dados recolhidos através dos sensores de IoT, que são posteriormente analisados ​​e
convertidos em informações úteis para os gestores e utilizadores desses serviços”.

Os dados recolhidos pelos diversos sensores e câmaras de vigilância instaladas são utilizados ​​para efectivamente melhorar a segurança pública e a eficiência operacional. Exemplo disso são os sensores inseridos nos veículos de polícia da cidade, que rastreiam a sua localização precisa e em tempo real, sendo essas informações usadas para identificar de imediato o veículo mais adequado para a resposta a determinado incidente.

Outra área de melhoria foi a da segurança pública de Lisboa, através da utilização de analítica de vídeo para identificar e reportar rapidamente qualquer comportamento suspeito, fornecendo aos prestadores de serviços de emergência informações úteis ​​em tempo real. Isto permite às diferentes entidades governamentais responder aos incidentes e melhorar a colaboração entre os vários agentes de segurança pública.

A integração da plataforma inteligente com todas as entidades de serviço de emergência permitiu a colaboração entre os diferentes agentes, como a Polícia, os Bombeiros e a Protecção Civil. Adicionalmente, permitiu a implementação de fluxos de trabalho automatizados para resposta a cada tipo de incidente. Todas as entidades podem agora agir proactivamente para analisar cada tipo de ocorrência e monitorizar a eficácia da sua operação.