Plataforma online mostra evolução do Covid-19

Notícias Saúde




83.867 casos confirmados, 2.867 mortes, 36.686 curados. Estes são os dados mais recentes do Covid-19 disponibilizados na plataforma disponibilizada pela universidade Johns Hopkins. Entre os restantes dados é possível aceder a informação sobre a localização, evolução e estado actual, numa actualização regular. A plataforma está disponível na versão desktop e mobile.

A 31 de Dezembro de 2019, a Organização Mundial de Saúde foi informada de um surto de pneumonia de causa desconhecida, detectada na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, a sétima maior cidade da China, com 11 milhões de habitantes. 23 dias depois eram mais de 800 casos de Covid19 confirmados em todo o mundo, incluindo em pelo menos 20 regiões na China e nove países ou territórios.

Os primeiros indivíduos infectados apresentaram sintomas desde 8 de Dezembro e foram encontrados entre vendedores ambulantes do mercado de peixe em Wuhan, o qual foi encerrado a 1 de Janeiro.

O novo corona vírus foi denominado por 2019-nCoV. A 10 de Janeiro, a sequência genética do vírus mostrou ser um betacoronavirus relacionado com o Síndrome Respiratório do Médio Oriente (MERS – CoV) e do Síndrome Respiratório Agudo Grave (SARSCoV). Porém, a mortalidade e transmissão do 2019-nCoV ainda são desconhecidas e variam dos coronavirus anteriores.

Segundo a universidade de Johns Hopkins sabe-se que os viajantes infectados – principalmente os aéreos – são responsáveis pela introdução do virus fora de Wuhan. A 13 de Janeiro, a Tailândia registou o primeiro caso internacional fora da China. Os primeiros casos na China fora de Wuahn foram registados a 19 de Janeiro, em Guangdong e Pequin.

A 20 de Janeiro, as autoridades chinesas confirmaram que o corona virus pode ser transmitido entre humanos. Surgiram nesse dia os primeiros casos no Japão e Coreia do Sul e depois nos EUA e Taiwan. A infecção foi confirmada em 15 profissionais de saúde em várias províncias chinesas e seis mortes. Foram registados os primeiros casos em Hong Kong, Macau, Singapura e Vietnam.




A preocupação foi imediata especialmente devido aos elevados números de viagens e reuniões devido às celebrações do novo ano chinês a 24 de Janeiro. A 23 de Janeiro, Wuahn suspendeu todos os transportes públicos e viagens aéreas e colocou 11 milhões de habitantes de quarentena. Também as cidades vizinhas de Huanggang e Ezhou são colocadas em quarentena.

Face à situação foram introduzidas novas medidas a nível global de forma a mitigar a expansão internacional do virus. A triagem no aeroporto foi iniciada a 1 de Janeiro em Hong Kong e Macau. Taiwan, Singapura e TailÂndia começaram a rastrear os passageiros que chegavam a 3 de Janeiro. Seguiu-se EUA com a triagem de passageiros de voos directos e portos. Outros países seguiram as mesmas medidas, nomeadamente, Malásia, Sri Lanka, Bangladesh e Índia.

Em resposta a esta emergência de saúde pública, a universidade Johns Hopkins lançou um painel interactivo na internet, hospedado pelo Centro de CiÊncia e Engenharia de Sistemas, que permite rastrear e visualizar casos relatados em tempo real. O painel, partilhado desde 22 de Janeiro, ilustra o local e o número de casos confirmados, mortes e recuperações para todos os países infectados.

Foi desenvolvido para fornecer aos pesquisadores, autoridades de saúde pública e público em geral uma ferramenta fácil de usar para rastrear o surto à medida que se desenvolve.

Além disso, todos os dados recolhidos e exibidos são disponibilizados gratuitamente, inicialmente como folhas do google, agora num repositório GitHub, juntamente com vários recursos, agora incluídos no ESRI Living Atlas.

De 22 a 31 de Janeiro a recolha e processamento de dados foram feitas manualmente. Durante esse período, o número de actualizações era feito duas vezes por dia. À medida da evolução, o processo manual tornou-se insustentável. A 1 de Fevereiro foi adoptada uma estratégia semi-automatizada. A fonte principal é a DXY, plataforma online administrada por membros da comunidades médica chinesa que agrega dados locais e do Governo quase em tempo real. A cada 15 minutos as contagens acumuladas dos casos são actualizadas para todas as províncias chinesas e países e regiões afectadas. Para regiões fora da China, os dados são actualizados manualmente ao longo do dia sempre que são identificados novos casos. Para tal, são analisados dados do Twitter, serviços online de notícias e comunicação directa enviada. Antes de actualizar, a informação é confirmada nos departamentos de saúde regionais e locais da China, Macau, Hong Kong, Taiwan, OMS, ECDC.




Plataforma disponível aqui