OMS quer reduzir mortes nas estradas até 2030

Notícias Transportes



Todos os anos morrem nas estradas 1,3 milhões de pessoas. A Conferência Ministerial Global sobre Segurança Rodoviária, que decorreu em Estocolmo, Suécia, propôs reverter as previsões de 500 milhões de mortes nos próximos 10 anos.

A conferência deste ano contou com mais de 1700 participantes de 140 países, os quais comprometeram-se a adoptar a Declaração de Estocolmo sobre Segurança nas Estradas, apelando o mundo a reduzir para metade as mortes e os feridos nas estradas até 2030.

O director-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, garantiu cooperar com os países em estratégias para alcançar a meta traçada e desenvolver acções em prol de mais saúde e segurança.

O responsável pediu um planeamento dos países para uma mobilidade sustentável, com a participação dos Governos, agências internacionais, sociedade civil e sector privado.

A declaração expressa “grande preocupação” porque os acidentes de trabalho são a principal causa de morte de pessoas entre os cinco e 29 anos.
Entre 2020 e 2030 deverão ocorrer até 500 milhões de mortes e feridos nos trânsito em todo o mundo. É este o quadro que a OMS quer evitar.

Para prevenir a situação, a conferências destacou que será necessário maior compromisso político, liderança e Acções em todos os níveis na próxima década.

Para os participantes da conferência ficou clara a ligação entre desenvolvimento e segurança, sendo que entre 2013 e 2016 nenhum país com baixos rendimentos reduziu as mortes no trânsito.