RescEU é a primeira reserva comum de equipamento médico da UE

Notícias Saúde

A RescEU é a primeira reserva comum de equipamento médico de emergência da União Europeia. A reserva estratégica inclui ventiladores, máscaras de protecção e material de laboratório. Os equipamentos podem ser adquiridos pelos 27 Estados – Membros da União Europeia em caso de necessidade. A Comissão Europeia financia 90% do custo da reserva.

A criação desta reserva visa combater a pandemia do novo coronavirus. Através desta reserva é possível que qualquer país possa obter rapidamente o que necessitar para lutar contra o virus, caso esgotem o equipamento necessário para os doentes infectados, proteger pessoas que prestam cuidados de saúde e ajudar na propagação do vírus.

A CE financia 90% do custo da reserva. O centro de coordenação de reposta de emergência é responsável por gerir a distribuição do equipamento de modo a que chegue onde é necessário.

O orçamento inicial é de 50 milhões de euros, dos quais 40 milhões carecem de aprovação das autoridades orçamentais.

Esta reserva pode incluir também luvas e gel desinfectante, vacinas e meios terapêuticos e outros materiais de laboratório.

A reserva RescEU integra-se no Mecanismo de Protecção Civil da UE, que tem em vista melhorar a prevenção de catástrofes, prontidão da reacção a essas situações e a qualidade dessa resposta. Além dos 27 Estados-Membros da UE, participam também neste mecanismo a Islândia, Noruega, Sérvia, Macedónia do Norte, Montenegro e Turquia.

pub