David19 quer ajudar no combate à Covid-19

Notícias

A plataforma digital DAVID19 uma ferramenta de código aberto, baseada na tecnologia blockchain, na qual os dados sobre a doença Covid-19 podem ser partilhados sem expor informações pessoais do utilizador.

Numa primeira fase, esta plataforma colaborativa de cidadão para cidadão (C2C) estará focada para a América Latina e Caraíbas, sempre com a possibilidade de utilização e recolha de informação de forma aberta e universal e permitirá que milhões de pessoas partilhem as suas próprias informações sobre a sua saúde de maneira segura e anónima, através de certificados de auto-declaração, que “ajudam a transformar este inimigo invisível num bem visível, contribuindo assim para melhor gerir a actual crise sanitária”.

Já numa segunda fase, a DAVID19 propõe uma revolução em termos de identidade e verificação através de meios digitais entre empresas e cidadãos (B2C). A participação em massa evolui naturalmente à medida que milhares de empresas privadas entram no ecossistema DAVID19 para emitir credenciais mais sofisticadas, como autorizações para o regresso ao trabalho, declarações, certificados médicos, autorizações de viagem ou diplomas académicos, mediante documentos emitidos por terceiros. Resumindo, aceder a um portfólio de vida – tudo através de uma só plataforma no telemóvel. Além disso, a infraestrutura digital estará preparada para enfrentar futuros surtos deste e de outros vírus, ou mesmo outros fenómenos e situações de emergência no futuro.

A DAVID19 funciona como um agregador de carteiras digitais, uma tecnologia emergente baseada em aplicações móveis que utilizam protocolos e padrões de identidade soberana digital – isto é, uma tecnologia que garante ao utilizador manter sempre o poder total sobre os seus dados. Através da DAVID19, cada pessoa poderá seleccionar a sua carteira digital, criar o seu perfil e começar a enviar as principais informações para perceber e ver como a COVID-19 se move na sua região.
Assim que alguém regista os seus dados em relação à quarentena, todos os
movimentos durante esse período, o seu estado de saúde, basta manter as
informações actualizadas na carteira digital e ver como o mapa interactivo de monitorização evolui. Este mapa, composto por dados partilhados por milhões de pessoas, será público e é a base de informação disponibilizada pela DAVID19.
A LACChain, sob a liderança do BID Lab e em conjunto com everis, World Data IOVLabs, Grupo Sabra e a LLYC, desenvolveu esta plataforma para “romper com o debate sobre segurança versus privacidade, promovendo ambos de forma simultânea, ao integrar uma opção de confiança, aberta e descentralizada, que se apresenta como uma solução multilateral para um problema global”.