Everis desenvolve plataforma da NATO

Notícias

Foi atribuído um contrato no valor de 10,4 milhões de euros à Everis pela Agência de Informação e Comunicações da NATO (NCI).

O contrato cobre a Fase 1 da Arquitectura Orientada a Serviços e da Gestão de Identidades e Acessos de duas fases, a qual fornecerá serviços comuns de middleware para serem utilizados nas aplicações. Os trabalhos na Fase 1 tiveram início a 6 de Janeiro de 2020 e esperam-se que estejam concluídos em 2021.

“A plataforma desenvolvida através deste contrato irá assegurar que as aplicações e os serviços empresariais no ecossistema da NATO sejam capazes de responder de forma eficiente e eficaz às necessidades operacionais da NATO”, afirma Pierre Pradier, Chief of Core Enterprise Services na Agência NCI.

Everis “fornece uma variedade de serviços ao abrigo do contrato, incluindo serviços de integração, identidade e segurança, gestão de serviços e serviços de alojamento da plataforma. Entre muitos benefícios, os serviços prestados ao abrigo do contrato farão com que o desenvolvimento de aplicações seja mais simples, barato e rápido”, refere a empresa.

O desenvolvimento da plataforma, que começou no início de Janeiro numa fase inicial, está a ser feito com as mais recentes tecnologias disponíveis no mercado, utilizando os microserviços.

Com esta abordagem, a NATO “será capaz de interoperar, proteger e desenvolver as aplicações existentes, construindo novas aplicações de uma forma mais eficiente, homogénea e ágil, muito mais em linha com as actuais capacidades digitais que as aplicações modernas oferecem (TI sem complicações, disponibilidade de funcionalidades em qualquer altura e através de qualquer canal ou dispositivo, resposta rápida às mudanças e resistência avançada, entre outras)”.

Alberto Pizarro, Executive Partner of Technology and Advanced Solutions na Everis, afirma: “Este projecto (tecnologicamente) revolucionário em que já estamos a trabalhar representa um passo em frente para a NATO, tendo em conta as novas capacidades proporcionadas por esta plataforma que lhes permitirão focar-se na lógica empresarial devido ao domínio cruzado, melhorando os seus processos e dando melhores soluções às suas unidades de negócio”.

Por outro lado, Paul Howland, Polaris Programme Manager na Agência NCI, explica que: “Este projecto será capaz de mudar a forma como a NATO desenvolve e implementa os seus serviços operacionais no futuro. Irá impulsionar a inovação e reduzir os custos operacionais, garantindo uma reutilização muito maior dos recursos.”

José Luis del Amo, Business Partner NATO da Everis, afirma que “Este projecto representa um desafio muito interessante para a Everis, pois estaremos a trabalhar com a Agência NCI num dos principais projectos relacionados com o processo de transformação digital da NATO”

Este projeto é um dos quatro projectos centrais do programa Polaris, a prioridade da Agência a seguir ao apoio às operações. O foco do Polaris é consolidar a infraestrutura de TI da NATO, para poder ser gerida de forma centralizada, e modernizá-la para abrir caminho a novas formas de trabalho. O programa engloba esforços para melhorar a segurança, principalmente para uma força de trabalho que está mais dinâmica do que nunca.