Foi atribuído um contrato no valor de 10,4 milhões de euros à Everis pela Agência de Informação e Comunicações da NATO (NCI).
O contrato cobre a Fase 1 da Arquitectura Orientada a Serviços e da Gestão de Identidades e Acessos de duas fases, a qual fornecerá serviços comuns de middleware para serem utilizados nas aplicações. Os trabalhos na Fase 1 tiveram início a 6 de Janeiro de 2020 e esperam-se que estejam concluídos em 2021.
“A plataforma desenvolvida através deste contrato irá assegurar que as aplicações e os serviços empresariais no ecossistema da NATO sejam capazes de responder de forma eficiente e eficaz às necessidades operacionais da NATO”, afirma Pierre Pradier, Chief of Core Enterprise Services na Agência NCI.
A Everis “fornece uma variedade de serviços ao abrigo do contrato, incluindo serviços de integração, identidade e segurança, gestão de serviços e serviços de alojamento da plataforma. Entre muitos benefícios, os serviços prestados ao abrigo do contrato farão com que o desenvolvimento de aplicações seja mais simples, barato e rápido”, refere a empresa.
O desenvolvimento da plataforma, que começou no início de Janeiro numa fase inicial, está a ser feito com as mais recentes tecnologias disponíveis no mercado, utilizando os microserviços.
Com esta abordagem, a NATO “será capaz de interoperar, proteger e desenvolver as aplicações existentes, construindo novas aplicações de uma forma mais eficiente, homogénea e ágil, muito mais em linha com as actuais capacidades digitais que as aplicações modernas oferecem (TI sem complicações, disponibilidade de funcionalidades em qualquer altura e através de qualquer canal ou dispositivo, resposta rápida às mudanças e resistência avançada, entre outras)”.
Alberto Pizarro, Executive Partner of Technology and Advanced Solutions na Everis, afirma: “Este projecto (tecnologicamente) revolucionário em que já estamos a trabalhar representa um passo em frente para a NATO, tendo em conta as novas capacidades proporcionadas por esta plataforma que lhes permitirão focar-se na lógica empresarial devido ao domínio cruzado, melhorando os seus processos e dando melhores soluções às suas unidades de negócio”.
Por outro lado, Paul Howland, Polaris Programme Manager na Agência NCI, explica que: “Este projecto será capaz de mudar a forma como a NATO desenvolve e implementa os seus serviços operacionais no futuro. Irá impulsionar a inovação e reduzir os custos operacionais, garantindo uma reutilização muito maior dos recursos.”
José Luis del Amo, Business Partner NATO da Everis, afirma que “Este projecto representa um desafio muito interessante para a Everis, pois estaremos a trabalhar com a Agência NCI num dos principais projectos relacionados com o processo de transformação digital da NATO”
Este projeto é um dos quatro projectos centrais do programa Polaris, a prioridade da Agência a seguir ao apoio às operações. O foco do Polaris é consolidar a infraestrutura de TI da NATO, para poder ser gerida de forma centralizada, e modernizá-la para abrir caminho a novas formas de trabalho. O programa engloba esforços para melhorar a segurança, principalmente para uma força de trabalho que está mais dinâmica do que nunca.