Testes de segurança da GSMA aprovam equipamentos 5G da Huawei

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Os equipamentos de rede wireless e de core 5G da Huawei (5G RAN gNodeB, 5G Core UDG, UDM, UNC, UPCF) e LTE eNodeB foram aprovados na certificação de cibersegurança Network Equipment Security Assurance Scheme (NESAS) da GSMA.

A GSMA representa os interesses dos operadores móveis em todo o mundo, unindo mais de 750 operadores com quase 400 empresas no ecossistema móvel mais vasto, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamento e empresas de Internet, bem como organizações em sectores industriais-

Segundo a empresa, “o NESAS é um método de avaliação standard de cibersegurança definido pela GSMA e pelo 3GPP, em conjunto com as principais operadores de telecomunicações globais, fornecedores, parceiros da indústria e reguladores”. Este método “disponibiliza uma estrutura de certificação em todo o sector para  garantir que todos os equipamentos e processos cumprem com os requisitos de cibersegurança em toda a indústria de telecomunicações”. Neste momento “trata-se de um teste voluntário, através do qual os fornecedores de equipamentos de rede submetem os seus processos de desenvolvimento e ciclo de vida de produtos a uma auditoria de segurança abrangente em relação à versão NESAS actualmente activa e aos seus requisitos de segurança”.

O Network Equipment Security Assurance Scheme da GSMA, “garante que o equipamento responde aos requisitos de fiabilidade e segurança das redes 5G”. O sistema NESAS abrange 20 categorias de avaliação, definindo requisitos de segurança e um quadro de avaliação para o desenvolvimento de produtos 5G e processos de ciclo de vida dos produtos. Além disso, utiliza casos de testes de segurança definidos pelo 3GPP para avaliar a segurança de equipamentos de rede.

“O GSMA NESAS é a mais recente abordagem na avaliação da segurança da rede de comunicações móveis. Na era 5G, a certificação NESAS fornece uma avaliação padronizada e eficaz da cibersegurança, que permite que a indústria das comunicações assegure os requisitos de segurança e equidade entre soluções. A avaliação é uma referência valiosa os stakeholders, como operadores, fornecedores de equipamentos, reguladores e fornecedores de aplicações. Para a Huawei a cibersegurança é uma prioridade no desenvolvimento de todos os produtos e serviços. Convidamos todo o setor a promover em conjunto o desenvolvimento de um mercado de comunicações móveis mais alinhado.”, refere Devin Duan, responsável de Marketing de Cibersegurança 5G E2E da Huawei.

A GSMA anunciou que os principais fornecedores mundiais de equipamento de rede móvel, Ericsson, Huawei, Nokia e ZTE, concluíram com sucesso uma avaliação do desenvolvimento dos seus produtos e processos de gestão do ciclo de vida, utilizando o Network Equipment Security Assurance Scheme (NESAS) da GSMA. Entre os parâmetros analisados destaque, por exemplo, para o security by design, change tracking, source code review, automated build process, security point of contact, entre outros.