Proximus escolhe Ericsson para o núcleo de 5G na Bélgica

Notícias

Com vista a construir a sua rede de 5G, a Proximus escolheu a Ericsson para a implementação de uma nova rede de Núcleo de 5G na infraestrutura de nuvem da operadora belga. O produto nativo na nuvem tem por base o Núcleo de 5G de modo dual da Ericsson, que também servirá para a renovação da rede de 4G.

Geert StandaertDirector da Unidade Empresarial de Redes da Proximus, afirma: “A decisão de colaborar com a Ericsson representa um passo importante na concretização da nossa estratégia de redes. A Proximus empenha-se na construção da melhor rede de gigabits da Bélgica, pelo que a renovação do nosso equipamento de redes móveis é uma parte essencial desta estratégia para os anos vindouros. Juntamente com a Ericsson, trabalharemos afincadamente para criar uma rede móvel de ponta, eficiente em termos energéticos e adaptada para o futuro, que traga vantagens para todo o país”.

A Proximus está a recorrer à solução de Núcleo de 5G de modo dual da Ericsson, que foi completamente concebida para a implementação da nuvem e que consiste nos produtos Cloud Packet Core, Gestão de Dados do Utilizador na Nuvem e Controlador de Políticas e Sinalização. Ao combinar as funções da rede de Núcleo de 5G e do Evolved Packet Core numa plataforma nativa na nuvem comum, a “Proximus desfrutará de um custo total de propriedade eficiente e de uma transição fácil para o 5G”.

Para ambas as empresas, esta será a primeira colaboração em grande escala na Bélgica.

Arun BansalPresidente para as regiões da Europa e América Latina da Ericsson, explica: “O núcleo é uma parte essencial de qualquer rede. Por isso, a Proximus selecionou a Ericsson, com décadas de experiência e redes de 5G ativas em todo o mundo, para proporcionar uma conectividade fiável, sustentável e segura. As nossas soluções nativas na nuvem representam uma transição eficiente para uma rede adaptada para o futuro. Além disso, com o nosso portfólio de 5G de topo, estamos preparados para apoiar os líderes do mercado na Bélgica a fornecerem o 5G. Mais ainda, o 5G será uma infraestrutura nacional essencial para a concretização do futuro digital da Bélgica, bem como para promover o investimento no país e estimular a economia digital”.

A Ericsson conta, actualmente, com 111 acordos ou contratos de 5G comercial com operadoras únicas a nível global, incluindo 65 redes activas.