Câmara de Nelas renova data center com a Maxiglobal

Estado Notícias

A Câmara Municipal de Nelas renovou recentemente o seu data center, através da aposta numa nova infra-estrutura. O ModSecur IT Room, da Maxiglobal, foi a escolha da autarquia para reestruturar o seu data center.

Para Pedro Fidalgo, responsável pelo gabinete de tecnologias de informação da Câmara Municipal de Nelas, esta solução é “eficiente, escalável, tecnológica e com grande capacidade de monitorização”. A aposta surge depois de a autarquia ter identificado a necessidade de criar redundância dos componentes e aumentar a segurança da sala técnica. A nova infra-estrutura “permite uma gestão eficaz de todos os componentes e um aumento da eficiência energética do data center”.

Importa referir que, o novo data center foi implementado numa fase extremamente importante para os órgãos de administração pública, uma vez que a pandemia por Covid 19 exige uma maior resposta a nível informático.

Actualmente, os utilizadores da Câmara recorrem cada vez mais a serviços online pelo que “é essencial ter uma solução que garanta elevada disponibilidade e eficiência operacional”, afirma Pedro Fidalgo.

O ModSecur IT Room apresenta redundância para todos os componentes, o que trouxe melhorias significativas para a Câmara de Nelas. “Antes tínhamos duas unidades de ar condicionado que funcionavam em simultâneo 24 horas por dia e sem qualquer monitorização possível. Com a solução implementada, temos um sistema redundante que nos permite alcançar uma redução significativa dos gastos energéticos”, conta-nos Pedro Fidalgo.

Também a nível da segurança física, foram registadas melhorias. Com a nova solução, é “possível monitorizar em tempo real e de forma permanente tudo o que se passa no data center”.

O responsável salienta que “anteriormente não tínhamos qualquer controlo no data center, o que comprometia a segurança e a operacionalidade dos sistemas. Com o ModSecur IT Room conseguimos ter um controlo total sobre todas as ocorrências no data center, uma vez que seremos notificados de imediato caso ocorra algum problema, como por exemplo uma tentativa de intrusão ou falha eléctrica”, acrescenta Pedro Fidalgo.

A gestão de toda a infraestrutura é realizada através do ModSecur DMS, o qual faz a monitorização, regista dados e envia alertas via SMS e E-mail. A sala técnica dispõe ainda de um sistema de videovigilância e controlo de acessos, de modo a evitar e detectar tentativas indesejadas de intrusão.

A escolha recaiu sobre a marca ModSecur pois a proposta apresentada foi “a que melhor respondia às necessidades” da Câmara Municipal, refere Pedro Fidalgo. Recorde-se que este é um dos cerca de 150 data centers já implementados pela Maxiglobal no mercado.