“Segurança” é a palavra do ano

Notícias

“Segurança” foi a palavra escolhida pelos leitores da Security Magazine para definir o ano de 2020. Os últimos meses ficaram marcados pela pandemia que paralisou o mundo e que testou a capacidade de resiliência e superação dos profissionais do sector.

Forças e serviços de segurança, mecanismos de protecção civil, profissionais de segurança privada, responsáveis de segurança e saúde no trabalho, directores de segurança, responsáveis de IT e de segurança da informação, entre outros, estiveram na linha da frente e deram o corpo às balas ao longo do último ano.

Desde o primeiro dia, estes profissionais foram chamados para assegurar a ordem e o rigoroso cumprimento das indicações das autoridades sanitárias por parte dos cidadãos, nomeadamente no que diz respeito ao cumprimento de horários, confinamento e proibição de circulação entre concelhos.

Em conjunto e em articulação com a tutela e diferentes organismos públicos asseguraram o isolamento de espaços, desinfecção de locais públicos, transporte de doentes Covid ou a implementação de cercas sanitárias. Garantiram que os primeiros abastecimentos, de máscaras, gel e ventiladores, às unidades de saúde provenientes, muitos deles, por via aérea chegavam ao seu destino em condições de segurança. Asseguraram que milhares de veículos de mercadorias, que diariamente atravessam a fronteira com Espanha, carregados de bens alimentares chegavam em tempo útil às grandes superfícies, quando muitos temiam a escassez de alimentos nas prateleiras dos supermercados. Controlaram e detectaram movimentos sociais que, ao longo dos últimos meses, foram surgindo. Acompanharam a evacuação de espaços de hotelaria, lares de idosos, escolas ou cruzeiros, garantido a segurança de todos os que aí permaneciam. Mais recentemente, abraçaram a tarefa de, desde a fronteira, acompanharem a chegada das primeiras vacinas ao país, bem como a segurança das carrinhas de transporte que rumaram às unidades de saúde.

Com poucos meios, no início da pandemia, profissionais de segurança saíram para a rua, colocando em risco a sua própria saúde, em prol de um bem comum. Além de todas estas tarefas, somaram-se as situações habituais das suas profissões, ao que se juntou a tarefa, muitas vezes com conhecimentos escassos e incertos,de  transmitir segurança e dar certezas aos que a eles recorriam.

Nas empresas, directores de segurança e responsáveis de SST asseguraram a implementação de sinalização sobre distanciamento social, uso de máscara, bem como de acrílicos, dispensadores de gel, termómetros e equipamentos de controlo de temperatura, controlo de acessos ou contagem de pessoas. Entre os processos manuais e automatizados, procuraram formas inovadoras de garantir a segurança e funcionamento das suas empresas com o menor impacto possível para os clientes e funcionários.

Abruptamente, o teletrabalho levou para casa milhares de trabalhadores de empresas que, em muitos casos, não tinham qualquer estrutura para garantir o trabalho à distância. A pressão sobre os responsáveis das tecnologias de informação e comunicação intensificou-se. Com ela, a ameaça de ciberataques, perda de informação, interrupção de serviços esteve bem presente no dia-a-dia das empresas.

A par de toda esta nova realidade, também estes profissionais lidaram com as suas próprias questões e limitações, o que, em certos casos levou à sua ruptura e desgaste psicológico. Solicitou-se a estes profissionais uma resposta rápida e sem erros para um problema completamente novo e cujas respostas não se encontravam em manuais ou pesquisas no motor de busca. Lidaram com a informação e contra-informação, com as “notícias” falsas, com a celeridade da informação, bem como com a incerteza, a dúvida, o desconhecido.

Por estas e outras razões, não é de estranhar que a palavra escolhida pelos leitores da Security Magazine que, nos últimos dias enviaram a sua colaboração via email, seja “Segurança”. Entre outras palavras, destacam-se ainda “resiliência”, “luta”, “superação”, “desconhecido”, “medo”, “incerteza”, “renascer”, “humanidade” e “transformação”.