Novo Banco escolhe Warpcom para modernizar rede tecnológica

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A Warpcom, integrador tecnológico ibérico de capital 100% português, foi seleccionada pelo Novo Banco para apoiar a renovação da sua rede WAN de modo a responder à evolução tecnológica e à crescente digitalização dos seus serviços.

O objectivo principal era dispor de uma tecnologia mais resiliente, segura, rápida e escalável. Paralelamente, a instituição bancária pretendia reduzir a complexidade na gestão diária, obter uma melhor monitorização e alarmística e garantir uma autenticação expansível ao universo do grupo.

“Na sequência do processo de selecção, sendo a Warpcom um integrador tecnológico com profunda experiência em tecnologia e comunicações, foi com muita naturalidade que os convidámos a participar nesta iniciativa estratégica”, explica Paulo Henriques, Diretor do Novo Banco.


A Warpcom foi o parceiro escolhido para apoiar o Novo Banco ao longo de todo este processo. A metodologia da Warpcom foi baseada em três etapas: workshops técnicos para aferir as necessidades existentes e resultados esperados, apresentação da abordagem SD-WAN como melhor resposta aos desafios do Novo Banco e identificação das principais características diferenciadoras entre os vários fabricantes.

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Com recurso aos seus laboratórios tecnológicos in house, a Warpcom testou, numa fase preliminar, as tecnologias que melhor respondiam aos requisitos do Novo Banco. Posteriormente, aquela que viria a ser escolhida, Cisco SD-WAN, foi testada já no ambiente da instituição bancária, com o acompanhamento da equipa de engenharia especializada da Warpcom.

Relativamente à seleção do fabricante/solução, o responsável do Novo Banco revela que “O processo não foi fácil pois, além de termos de ultrapassar os bugs encontrados e adaptarmo-nos às alterações que
todos os fabricantes seleccionados introduziam regularmente nos equipamentos, no final todas as provas de conceito acabaram por se realizar com sucesso, apesar de algumas diferenças funcionais e operativas entre os vários participantes. Para a decisão, pesou também a reputação da Cisco e a sua representatividade local em Portugal”.


Em relação aos benefícios imediatos que esta mudança trouxe, sobressaem as facilidades derivadas de uma gestão centralizada do parque de equipamentos e das suas configurações, o que permite reduzir os erros associados ao trabalho manual e/ou de inconsistência que impactam severamente a segurança e a operacionalidade.

A médio prazo, para além das “camadas de serviços” que poderão ser acrescentadas ao tratamento do tráfego nas agências, o Novo Banco abordará em maior escala a possibilidade de utilização de meios de comunicações diversificados e com custos mais reduzidos, diminuindo assim ainda mais o TCO da solução.

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