Sophos diz que indústria transformadora paga resgates de ransomware mais elevados

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Sophos publicou um novo relatório sobre o ransomware no sector da indústria transformadora. A principal conclusão é que este sector paga, em média, os resgates de ransomware mais elevados (2.036.189€), em comparação com a média de todos os sectores (812.360€).

Embora o sector da indústria transformadora seja quem paga os valores mais elevados para recuperar de um ataque de ransomware, a percentagem de organizações que efectivamente pagou o resgate situa- se entre as mais baixas dos vários sectores (33%, contra a média global de 46%).

Para além disso, em comparação com o ano passado, 66% das organizações inquiridas reportou um aumento na complexidade dos ciberataques, e 61% um aumento no volume de ciberataques – também superiores à média global em 7% e 4%, respetivamente.

“A indústria transformadora é um sector atractivo para os cibercriminosos devido à posição privilegiada que ocupa na cadeia de abastecimento. Infraestruturas desatualizadas e a falta de visibilidade sobre o ambiente TO proporcionam uma entrada facilitada aos atacantes, bem como uma plataforma a partir de onde podem lançar os seus ataques numa rede já violada. A convergência de TI e TO está a aumentar a superfície de ataque e a agravar um ambiente de ameaças já de si complexo,” comentou John Shier, Senior Security Advisor da Sophos.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.