Evacuação em massa é “aspecto central dos planos de emergência” em edifícios comerciais

Notícias Retalho

A pandemia “mudou a percepção de segurança dos cidadãos, que agora estão mais conscientes do que nunca da diversidade de riscos que enfrentam na sua vida diária”. De acordo com o Relatório Global de Riscos 2021 do Fórum Económico Mundial, as ameaças mais prováveis nos próximos anos incluem novas pandemias, armas de destruição maciça e/ou ataques terroristas.

Para a Eaton, empresa de energia e segurança, todas as ameaças têm uma coisa em comum: se nos encontrarmos num espaço público, como um centro comercial, um estádio ou um centro de escritórios, os gestores destes locais precisam de ter um plano de emergência detalhado para garantir a segurança, limitando a capacidade e assegurando o distanciamento social das pessoas, quer para deixar o espaço rapidamente para nos colocar em segurança, quer para ajudar a minimizar a propagação de um agente infecioso.

No contexto da evolução de qualquer um dos cenários de risco acima descritos, a Eaton aconselha a necessidade de desenvolver, manter e rever constantemente os planos de evacuação de edifícios comerciais para garantir a sua segurança em caso de uma emergência de qualquer natureza.

A fim de determinar o procedimento de evacuação mais apropriado e os sistemas de iluminação de emergência em cada caso, é essencial começar por realizar uma avaliação de risco abrangente, incluindo aspectos como o perfil de risco do edifício e a sua actual infra-estrutura de segurança, e revê-la regularmente.

“Os sistemas de iluminação de emergência podem facilmente tornar-se obsoletos devido à falta de manutenção ou a alterações na regulamentação quando a sua revisão não é feita nas condições necessárias”, diz José Antonio Afonso, responsável do segmento de Commercial Building na Eaton Iberia

Neste momento, “quando muitos dos edifícios comerciais ainda não estão em plena capacidade devido às restrições decorrentes da pandemia, é uma oportunidade única de fazer uma paragem pelo caminho e avaliar se as nossas instalações são capazes de alertar para qualquer tipo de ameaça e tomar as medidas adequadas, se necessário”, refere.

A Eaton acredita que é essencial mudar a abordagem à segurança de edifícios comerciais, de soluções de curto prazo para uma estratégia sólida e a longo prazo. As instalações que não têm tecnologia adequada e planos de emergência em vigor “correm o risco de pôr em causa algo tão essencial como a segurança das pessoas, como também os seus proprietários estão a arriscar sérias consequências legais, operacionais e reputacionais”.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub