NASA desenvolve tecnologia de localização de bombeiros em edifícios

Notícias

Está a ser desenvolvida uma tecnologia única de posicionamento para localizar os bombeiros no interior de edifícios onde outras tecnologias de posicionamento falham.

Ao montar um salvamento dentro de um edifício, os bombeiros são frequentemente confrontados com um ambiente em rápida mudança, obscurecido por fumo e chamas. A navegação na estrutura pode tornar-se confusa e, no caso de um bombeiro se perder ou ferir, o socorrista pode rapidamente tornar-se aquele que precisa de ser resgatado.

Para ajudar a mitigar esses perigos, o Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA e a Direcção de Ciência e Tecnologia do Departamento de Segurança Interna (S&T) estão a desenvolver o POINTER, um sistema para localizar e seguir os bombeiros dentro das estruturas quando estes arriscam as suas vidas para salvar outras pessoas.

Abreviatura de “Precision Outdoor and Indoor Navigation and Tracking for Emergency Responders”, o sistema começou a tomar forma em 2014, e agora a tecnologia está a ser amadurecida para utilização pelos corpos de bombeiros em todo o país.

“Mesmo com todos os avanços alcançados na tecnologia de combate a incêndios, continuamos a perder demasiados bombeiros por ano”, disse Greg Price, que lidera os programas de investigação e desenvolvimento de primeiros socorros da S&T. “Queremos que estamos a trabalhar para lhes dar as ferramentas de que necessitam para garantir a sua própria segurança”. O POINTER é uma dessas soluções que salvam vidas,

Ao contrário das tecnologias de posicionamento, tais como GPS ou identificação por radiofrequência, POINTER não utiliza ondas de rádio. Embora as ondas de rádio ofereçam um meio fiável para determinar a sua localização num espaço relativamente aberto, podem tornar-se imprevisíveis se for para dentro de casa ou se se encontrar rodeado de edifícios altos.

O POINTER elimina essa imprevisibilidade através do aproveitamento de campos magnetoquasistáticos (MQS). Um tipo de campo electromagnético, os campos MQS têm sido largamente ignorados pelos investigadores como uma ferramenta de posicionamento viável, devido à rápida queda em função da distância. Mas o tecnólogo sénior de investigação JPL Darmindra Arumugam ajudou a elaborar um quadro matemático e tecnológico que permitisse a sua aplicação prática, utilizando frequências mais baixas para alargar o alcance desta tecnologia, assegurando ao mesmo tempo dados de localização altamente precisos.

“Estes campos não são bloqueados ou reflectidos pelos materiais encontrados na maioria dos edifícios, uma vez que a maioria dos materiais de construção permitem que os campos magnéticos quasistáticos facilmente se impregnem”, disse Arumugam, que é também o principal investigador da POINTER.

O sistema POINTER é composto por três partes: um receptor, um transmissor, e uma estação base. O bombeiro usa o receptor, que é actualmente do tamanho de um telemóvel mas que se espera que se torne muito mais pequeno após um maior desenvolvimento. Um transmissor que pode ser ligado a veículos de emergência no exterior do edifício gera os campos MQS, os quais percorrem o edifício, comunicam com receptores localizados no interior, num alcance de cerca de 70 metros (230 pés) na versão actual do sistema.

Este alcance pode ser alargado, mas não é necessário na maioria das aplicações de serviço de incêndio. Os receptores detectam os campos, determinam a sua localização 3D, e depois enviam esses dados para fora do edifício para um computador portátil (a estação base). O software de visualização mostra onde se encontram os bombeiros no espaço 3D, com uma precisão de alguns centímetros.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub