Eaton alerta para perigo dos curto-circuitos

Detecção e Combate a Incêndios Notícias

“Quando a vida das pessoas está em jogo, qualquer proteção é pouca”, diz José Antonio Afonso, responsável da área de Commercial Building na Eaton Iberia. “As organizações, instaladores, pessoal de manutenção, gestores de infraestruturas e outros envolvidos em instalações eléctricas e na segurança física dos edifícios comerciais e residenciais precisam de estar muito conscientes deste tipo de falhas, compreender os riscos potenciais e como se protegerem em conformidade para reduzir esses perigos”, acrescenta.

Os curtos-circuitos são uma causa palpável de perigo em todos os tipos de edifícios, instalações industriais e infra-estruturas em geral. A causa por trás da sua origem é variada, mas entre as situações mais comuns encontram-se: um painel eléctrico deteriorado ou mal dimensionado para as aplicações; erros durante a produção, instalação ou manutenção; defeitos materiais não detetados; pequenos animais no interior do painel elétrico (roedores, insetos); funcionamento incorrecto, ou serviço insuficiente.

A empresa identificou seis perigos que podem resultar de um curto-circuito num edifício ou infra-estrutura onde o fornecimento de energia é crítico:

•  Riscos de segurança para as pessoas. Quando um curto-circuito e um fogo ocorrem, as pessoas são expostas ao perigo. Se a explosão for pequena ou isolada, os danos serão menores; por outro lado, uma grande explosão pode causar queimaduras graves ou mesmo a morte.
•  Danos irreparáveis na instalação. Um curto-circuito pode destruir completamente o painel eléctrico. Para além das consequências económicas diretas da sua substituição, a instalação ou edifício ficará sem electricidade durante algum tempo, resultando em todo o tipo de perdas.
•  Perdas financeiras significativas. A substituição dos quadros eléctricos pode ser um grande investimento e pode demorar várias semanas. Os custos adicionais podem incluir limpeza, eliminação de resíduos, encerramento, custos de pessoal e custos legais.
•  Tempo de paragem da produção. De acordo com o US National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) no seu relatório Arc Flash Awareness: Information and Discussion Topics for Electrical Workers, um dia de inatividade pode custar uma média de 36.850 euros. No actual contexto económico e social, isto pode ser catastrófico para as pequenas e médias empresas.
•  Problemas para a continuidade do negócio. Os problemas comerciais podem variar desde a perda de encomendas e lucros até sérios danos para a sua reputação. Recuperar desta situação é dispendioso e demorado.
•  Danos ao meio envolvente e ao ambiente. Quando ocorre uma explosão de curto-circuito, existe a possibilidade de contaminação se um processo químico industrial for interrompido, e as substâncias perigosas exigirem tratamento de resíduos. Isto afeta significativamente o meio envolvente e o ambiente.

“Para evitar todos estes riscos, recomenda-se que se mantenha atualizado com os regulamentos locais sobre painéis eléctricos e que faça a manutenção regular através de peritos. É importante ter um sistema de monitorização da temperatura no quadro eléctrico e um sistema de alerta precoce para antecipar danos futuros. Além disso, é também necessário incluir um sistema para a detecção e extinção do curto-circuito no caso de ocorrer”, diz o responsável da Eaton.