Estudo: Produtos de segurança baseados na cloud e SASE são tendência

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Um estudo a 450 profissionais de IT, conduzido pela Check Point mostra como as organizações foram impactadas pela pandemia, particularmente no que se refere às suas estratégias de segurança e de TI.

Os ciberataques e ameaças aumentaram com os hackers a aproveitarem-se da mudança do trabalho remoto para o híbrido, e este estudo” confirma que existe uma forte tendência de crescimento na adopção de produtos de segurança baseadas na cloud e SASE (Secure Access Service Edge)”.

As organizações permitem aos seus colaboradores aceder a recursos corporativos remotamente, onde o modelo SASE foca-se nas limitações das arquiteturas de rede tradicionais, convergindo as redes e a segurança para a cloud.

Pondo a descoberto a extensão do impacto que o trabalho remoto teve e como afectou a postura de segurança das organizações, custos operacionais e impacto nos utilizadores, as principais conclusões deste estudo indicam:

  • Trabalho Remoto aumenta os riscos: De acordo com 45% dos inquiridos, as organizações estão mais expostas ao risco de ciberataques quando mudam para trabalho remoto. Os sectores que reportaram o nível mais elevado de ciberataques foram o financeiro (54%), utilities (52%) e indústria (47%).
  • Desafios de administração: As três principais preocupações dos profissionais de TI e de segurança prendem-se com o escalar de performance (46%), responder às preocupações de privacidade e de proteção e dados (42%) e suporte ao acesso remoto dos empregados através de dispositivos que não se encontram no perímetro de segurança previsto (40%).
  • Estratégias para escalar o acesso remoto: Para ir de encontro à crescente necessidade de trabalho remoto, 69% dos profissionais de segurança reportam que estão a aumentar a sua capacidade on-prem; 66% estão a adoptar soluções de segurança baseadas na cloud, e surpreendentemente 36% estão a adoptar as duas estratégias ao mesmo tempo.
  • Proteger remotamente apps acedidas: Ao permitir o acesso remoto a aplicações corporativas, 70% considera a segurança das aplicações contra ciberataques e ameaças zero-day como o mais importante.
  • Adoção de tecnologia SASE: 94% está familiarizada com uma Framework de Secure Access Service Edge (SASE), mas a sua adopção ainda é reduzida, com 9% já a terem implementado e 21% encontrar-se a planear a sua implementação.

Porém 66% estão a usar serviços de segurança baseados na cloud para escalar o acesso remoto e 61% dos inquiridos consideram os serviços de segurança baseados na cloud críticos para escalar o acesso remoto (incluindo 83% dos gestores séniores).

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.