Centro Nacional de Cibersegurança tem novo site

Cibersegurança e InfoSec Notícias

O Centro Nacional de Cibersegurança lançou recentemente um novo site. A plataforma conta com quatro áreas dedicadas ao cidadão, empresas, administração pública e profissionais de TI.

De acordo com o CNCS, o tecido económico é constituído sobretudo por empresas. A cibersegurança é essencial para garantir a continuidade do negócio. Na página dedicada às empresas, os interessados encontram recomendações de cibersegurança para empresas, independentemente do seu tamanho, da sua estrutura ou grau de maturidade em cibersegurança.

Não só porque deve dar o exemplo às outras organizações, como porque presta serviços muito importantes para o funcionamento da sociedade, a Administração Pública (e a sua cibersegurança) “afecta todos os cidadãos, directa ou indirectamente”. Por essa razão, o CNCS disponibiliza um conjunto de recursos que procuram ajudar os organismos e serviços da Administração Pública a atingirem a maturidade em cibersegurança. Nesta página, estão referenciais, a leis, passando por conselhos para as melhores práticas.

A informação presente na área para profissionais de IT, o CNCS pretende ajudá-los em diversas áreas disponibilizando um conjunto de boas práticas, guias de cibersegurança, referenciais e recomendações, além de normas técnicas, alertas sobre vulnerabilidades e acesso a um conjunto de formações úteis. Neste espaço podem também consultar a Taxonomia de Incidentes utilizada pelo CNCS e também pela Rede Nacional de CSIRT (RNCSIRT). 

Por fim, na zona destinada ao cidadão, o CNCS destaca que cada pessoa, especialista ou não, tem a responsabilidade de se proteger e, com isso, proteger os outros. Por isso, o CNCS dedica uma especial atenção a todos os utilizadores das tecnologias digitais e da Internet, mesmo não sendo profissionais da área da cibersegurança. A partir desta página pode aceder a recursos que o CNCS disponibiliza a todos com o objectivo de tornar o uso do ciberespaço mais seguro, em casa, no trabalho, na sociedade em geral.

Em todas as áreas é possível aceder material e documentação sobre Sensibilização e Formação, Referenciais e Boas Práticas, Conhecimento Situacional e Comunicação e Eventos.

É ainda possível ver recomendações técnicas, consultar a estratégia nacional e notificar incidentes, entre outros aspectos.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.