Praia em Almada tem sistemas de IA e analítica de vídeo que melhoram a segurança

IA Notícias Turismo

A NOS e a Câmara Municipal de Almada apresentaram recentemente a primeira praia 5G em Portugal. Depois de instalar rede 5G nas praias da Costa da Caparica, a NOS escolheu a Praia Tarquínio-Paraíso para demonstrar como será a praia do futuro.

No âmbito desta parceria, a praia foi dotada de sistemas de  inteligência artificial e analítica de vídeo, assentes na rede 5G da NOS, que suportam funcionalidades automatizadas de monitorização de pessoas, objectos e embarcações, detecção de aglomeração de pessoas e contagem de cidadãos no acesso à praia.

A solução implementada tem actualmente três valências principais que foram demonstradas pela NOS na apresentação da primeira Praia 5G, e que vão permanecer em utilização até ao final do Verão:

  • Segurança: a solução estabelece uma linha imaginária no oceano, que permite monitorizar as zonas de banho e  detectar se algum banhista se afasta demasiado da costa, bem como identificar a invasão de objectos ou embarcações na zona reservada a banhistas. Os alertas são enviados para as entidades responsáveis pela segurança das praias, como a polícia marítima, nadadores-salvadores e entidades camarárias.
  • Ocupação: com cinco postos instalados ao longo da praia é possível, de forma automática, determinar a ocupação da praia, detectando zonas no areal onde se verifique aglomeração excessiva de pessoas. A solução permite, igualmente, contabilizar o número de entradas e saídas na praia, monitorizando automaticamente o fluxo de banhistas, com alteração direta do semáforo que regula os acessos à praia quando detectado que o número de pessoas por m2 se encontra abaixo ou acima do estipulado pelas autoridades.
  • Ambiente: detecção do nível de capacidade máxima dos caixotes do lixo da praia e envio de alerta  para recolha de resíduos e substituição dos contentores.

Segundo Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS, “A quinta geração de comunicações móveis vai acelerar muitíssimo a capacitação das Cidades Inteligentes portuguesas, que serão cada vez mais seguras, eficientes e próximas das pessoas. A partir de agora, Almada encontra-se na vanguarda tecnológica quanto às soluções de protecção e segurança na comunidade em contexto de turismo, um dos sectores mais estruturantes da sociedade portuguesa.”

Inês de Medeiros, Presidente da Câmara Municipal de Almada, afirma: “Almada testa pela primeira vez em Portugal uma solução do futuro com resultados práticos a serem sentidos já no presente, que nos permitirão vislumbrar as cidades do amanhã. Almada aposta no melhor da inovação e da tecnologia, alicerçadas no valor das parcerias e da colaboração, para proporcionar níveis mais elevados de segurança e bem-estar para os seus cidadãos e todos aqueles que nos visitam.”

Um sistema inteligente

A rede 5G da NOS disponível nesta praia dá suporte ao sistema de monitorização e vigilância inteligente capaz de detectar automaticamente situações anómalas ou de risco para a segurança dos cidadãos. 

Depois de detectadas as ocorrências, o sistema desencadeia o envio de alertas para as entidades responsáveis pela segurança das praias – polícia marítima, nadadores – salvadores e entidades camarárias ou a alteração da cor do semáforo que regula o acesso à praia em contexto de pandemia Covid-19.

Graças a um sistema composto por cinco postos, cada um equipado com uma ou mais câmaras de visão artificial com lente de autofocagem e conectividade 5G, a solução tecnológica instalada na praia Tarquínio-Paraíso tem a capacidade de analisar as imagens recolhidas e processá-las em aprendizagens automáticas, complementando, por via tecnológica, a gestão em tempo real da praia.

Acessível através de um smartphone/tablet/smartwatch, toda a informação é agregada e disponibilizada numa plataforma de controlo e monitorização, que apresenta os dados de forma simples e intuitiva e emite alertas quando identifica situações de risco ou anomalias face aos parâmetros considerados adequados.

Esta pode ser consultada em qualquer momento e lugar pelos utilizadores, responsáveis pela segurança das praias que ganham maior capacidade de antecipar, prevenir e atuar em situações de perigo ou emergência.

Futuro terá mais valências

No futuro, esta solução ganhará funcionalidades mais avançadas, perspetivando-se a deteção de cenários de afogamento, que desencadearão alertas imediatos.

Estão ainda previstos outros desenvolvimentos como a identificação de crianças ou objectos perdidos na praia, a monitorização do mar e de outros indicadores meteorológicos através de drones autónomos, a detecção do lixo também no mar e a sua limpeza por robôs, entre outros.

A longo prazo, será possível assistir a uma massificação destas soluções devido à gradual redução de custos que a utilização do 5G permite, uma vez que todos os dados passam a ser processados em cloud e em tempo real, de forma autónoma.

Além disso, o entretenimento na praia também será potenciado através da disponibilização de conteúdos de gaming, realidade aumentada ou realidade virtual através de experiências mais imersivas e 360º.

Uma resiliência de rede quase total, mais objectos ligados entre si, tempo de resposta reduzido, alta velocidade e elevada largura de banda para aceder aos dados e transmitir alertas em tempo real, são algumas das características únicas do 5G aplicadas às cidades hiperconectadas do futuro e com impacto no setor de turismo e lazer, nomeadamente no que diz respeito à vigilância e segurança nas praias.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.