Drones vão monitorizar e reduzir pragas e doenças nas culturas agrícolas

Notícias

O projecto da Plataforma de Gestão e Planeamento de Serviços Agrícolas (PG-PSA) prevê o desenvolvimento de uma plataforma web, não intrusiva, para monitorização e análise do estado das culturas (tomate e batata), concebida para identificar, monitorizar e reduzir a incidência de pragas e doenças.

O projecto desenvolvido por um consórcio nacional utiliza drones equipados com sensores para realizar inspecções e relatar as medições sobre a evolução do estado das culturas, bem como a utilização de técnicas de análise de dados, complementadas com algoritmos de aprendizagem e técnicas de realidade aumentada.

A plataforma Plant Health Surveillance vai permitir ao agricultor ter uma visão integrada sobre o estado da cultura, incluindo informações precisas sobre o plano de acção para mitigar o risco da incidência de pragas e doenças.

O INOV é coordenador técnico do projecto e responsável pela implementação dos métodos de análise hiper-espectral, utilizando técnicas de inteligência artificial, nomeadamente machine learning e deep learning. É também responsável pelo desenvolvimento da plataforma web baseada em Analytic-as-a-service que itnegra multiplas tecnologias para prestação de serviços de monitorização de uma forma não intrusiva.

O projecto é confinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e FEDER e desenvolvido pelo consórcio formado pela INOV, HPDrones, AlenSado e Horta Pronta.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.