INEGI e Glartek criam plataforma IoT Industrial e sensores não invasivos

Notícias

A Glartek, empresa portuguesa dedicada ao desenvolvimento de softwares para manutenção industrial, jutou-se ao INEGI para construir uma solução baseada na ‘Internet das Coisas Industrial’ (Industrial Internet of Things ou IIoT) para acelerar a manutenção industrial.

O objectivo “é desenvolver uma plataforma IIoT para captar e analisar dados, com o suporte de sensores não invasivos, posteriormente exibidos aos operadores dos serviços de manutenção numa interface de realidade aumentada“, destaca o INEGI.

Como explica Ricardo Cardoso, responsável pelo projeto no INEGI, “a modularidade dos sensores agiliza o processo de implementação do sistema de IIoT em chão de fábrica, e permite sensorizar equipamentos sem os alterar, inclusive equipamentos industriais mais antigos ou ultrapassados”.

A monitorização preditiva e correctiva de equipamentos industriais “tornar-se-á mais inteligente” e, a introdução de smart sensors não invasivos “mitiga os actuais desafios da implementação de conceitos ligados à indústria 4.0”.

Além de possibilitar o retrofit, este desenvolvimento abre também a porta à digitalização da industria química e farmacêutica onde, segundo normas legais, só é possível a incorporação de sistemas não evasivos como o que se irá desenvolver.

Neste âmbito, o INEGI tem a seu cargo o desenvolvimento do hardware do projecto, nomeadamente sensores para monitorizar o estado dos motores, sem necessidade de fonte de alimentação externa, e uma câmara que lê e extrai informações de manômetros.

Este trabalho está a ser desenvolvido no âmbito do projeto GRS: Glartek Retrofit Sensors, uma copromoção entre a Glartek e o INEGI. O projeto é cofinanciado no âmbito do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.