Uma nova era para a analítica de vídeo

Conteúdo Patrocinado
Embora a analítica de vídeo não seja um tema novo (a primeira aplicação de análise apareceu nas câmaras Axis há mais de 20 anos), os avanços na tecnologia deram um passo em frente na analítica nos últimos anos. E com futuras inovações de hardware, software e plataformas, a capacidade de empregar análises avançadas na vanguarda da videovigilância em todas as indústrias irá acelerar ainda mais. Embora o foco principal da Axis seja desenvolver as melhores câmaras de vigilância da sua classe, juntamente com os seus parceiros, está também a criar um conjunto analítico que permitirá aos clientes fazer o melhor uso possível do seu investimento em hardware. Sentámo-nos com Petra Bennermark, gestora de soluções analíticas da Axis, para olhar para trás, para a história das soluções analíticas da Axis e para o seu potencial.

“Analítica” parece ser a palavra-chave na indústria da segurança e vigilância neste momento, Petra. Mas antes de nos explicar porquê, poderia falar-nos brevemente sobre a história da Axis e da analítica?

Sim, é claro. Todos conhecem a Axis como uma empresa que concebe e fabrica câmaras de vigilância da mais alta qualidade, como temos feito desde que criámos a primeira câmara de vigilância em rede em 1996. Com o nosso foco na abordagem das necessidades dos nossos clientes e na utilização de casos para vigilância, não demorou muito até que criássemos a primeira câmara de rede que vimos a oportunidade de adicionar analítica à câmara. Ficou claro que a capacidade de analisar a informação vídeo da câmara e criar algum tipo de acção ou alerta com base no resultado tornaria imediatamente as operações de segurança e vigilância dos nossos clientes mais eficientes.

Em 2000, acrescentámos a detecção de movimento vídeo às nossas câmaras, alertando os operadores e desencadeando a gravação de vídeo quando o movimento era detectado numa cena de outro modo estática. Alguns anos mais tarde, a introdução do codificador de vídeo AXIS 242S foi revolucionária ao permitir que a análise fosse aplicada directamente ao fluxo de vídeo da câmara e ao criar a oportunidade para o desenvolvimento de aplicações de parceiros. Em 2009, estabelecemos a AXIS Camera Application Platform (ACAP), que forneceu mais estrutura e a oportunidade para um conjunto mais alargado de parceiros desenvolverem aplicações analíticas para as nossas câmaras.

Hoje em dia, o poder de processamento das câmaras, que agora cada vez mais permite uma aprendizagem profunda e automática, transformou as capacidades analíticas. A base para uma análise de vídeo eficaz são câmaras de alta qualidade com capacidades de processamento de alto desempenho. E para nós, começa com as vantagens de conceber o nosso próprio chip, ARTPEC.

Porque é que a concepção do seu próprio chip é tão importante para a analítica?
Em termos simples, podemos conceber um chip 100% optimizado para vídeo em rede e, juntamente com outros benefícios, isso significa uma plataforma de hardware ideal para a análise de vídeo.

Desde que o primeiro chip ARTPEC foi lançado em 1999, tem constituído a base de muitas inovações e melhoramentos que a Axis tem fornecido à indústria, tais como Axis Lightfinder, Axis Wide Dynamic Range (WDR), Axis Zipstream. Essencialmente, o ARTPEC fornece a plataforma para fornecer vídeo da mais alta qualidade, o que é crucial para uma análise de alta qualidade.

Ao conceber o nosso próprio chip, criámos câmaras de vigilância que são dispositivos de processamento incrivelmente poderosos e nos permitem tirar o máximo partido da capacidade de ter análises cada vez mais inteligentes colocadas no “limite” da rede, dentro das câmaras.

A análise dentro da própria câmara, perto da captura de vídeo, traz consigo uma série de benefícios. Permite alertas, decisões e respostas mais rápidas sem demora. Consome menos largura de banda, armazenamento e infra-estrutura de servidor, permitindo assim uma melhor escalabilidade. Uma vez que os dados transmitidos podem ser limitados, permite também manter os dados sensíveis em segurança. E executar a análise em vídeo sem ter de comprimir no final significa que nenhuma informação se perde durante a compressão.

Portanto, a anal´´itica no limite significa maior eficiência e eficácia no sistema. Em paralelo, as modernas ferramentas de desenvolvimento permitem arquitecturas híbridas, permitindo uma melhor utilização de ambientes de servidores baseados em bordas, nuvens e no local. Isto significa que os dispositivos podem fazer a maior parte da análise, e os resultados podem ser combinados com dados de outras fontes e analisados em servidores na nuvem ou no local. A distribuição do processamento em todo o sistema reduz os custos e permite uma melhor experiência para o utilizador, com maior valor para o cliente.

Embora a Axis tenha fornecido capacidades analíticas durante muitos anos, estará o crescimento nesta área a mudar a natureza da Axis como organização?
Não creio que esteja a mudar a nossa natureza e certamente não muda a nossa visão de inovar para um mundo mais inteligente e seguro. As constantes melhorias da nossa plataforma de câmaras, com o chip ARTPEC como base, permitem-nos desenvolver mais e melhores análises nativas incorporadas, bem como permitir que os nossos parceiros criem mais aplicações. Mais uma vez, isto apoia o nosso objectivo de responder às necessidades dos clientes e casos de utilização para fins de segurança, protecção e eficiência operacional.

Os nossos engenheiros de desenvolvimento estão constantemente a procurar expandir as capacidades analíticas da nossa plataforma. Isto tem a ver tanto com a melhoria e expansão das nossas análises no limite, como com a capacidade amplamente melhorada de pesquisa e análise de vídeo depois de ter sido capturado. Ambas estas áreas verão grandes passos num futuro próximo. Grande parte desta melhoria vem da geração de mais metadados no final, juntamente com o próprio vídeo.

“Metadados”, outro termo que também temos ouvido muito recentemente. Pode dizer-nos o que é e porque é tão útil?
Em termos simples, os metadados são dados sobre outros dados. Na vigilância por vídeo, os metadados descrevem a informação sobre o que está a ser visto no vídeo. Por exemplo, a classificação dos objectos na cena, incluindo veículos e pessoas, e os atributos associados a esses objectos, tais como as cores do veículo e do vestuário ou a direcção do movimento.

Isto pode ser incrivelmente valioso na pesquisa através de grandes quantidades de vídeo, permitindo potencialmente aos operadores pesquisar usando consultas tais como “encontrar-me todos os vídeos no distrito comercial contendo um carro vermelho entre as 18h e as 22h de quarta-feira, 25 de Março”. No futuro, será também fundamental na detecção de padrões e tendências que serão valiosos no planeamento organizacional.

O potencial de business intelligence é quase infinito e antecipamos que os nossos parceiros irão explorar esta área e desenvolver um número significativo de aplicações que levarão a melhorias de eficiência para os nossos clientes.

Quais são, a seu ver, os próximos desenvolvimentos que irão impulsionar a análise?
Vejo a inovação a ser impulsionada por dois factores intimamente relacionados: novas melhorias nas capacidades de processamento no limite e, com isso, a oportunidade de criar novas aplicações analíticas; e um enfoque na usabilidade para assegurar que os benefícios da analítica sejam plenamente realizados.

Já dispomos de uma série de câmaras que beneficiam de analítica baseada na aprendizagem profunda, ou “inteligência artificial” para utilizar o termo mais amplo. Com a próxima iteracção do nosso chip ARTPEC, o apoio acelerado por hardware para aprendizagem profunda chegará a muito mais das nossas câmaras. Como resultado, as câmaras serão capazes de lidar com rendimentos muito mais elevados em termos de processamento, compressão e análise de imagens com grande eficiência energética.

Enquanto que as soluções de vigilância do cliente irão tipicamente apresentar uma mistura híbrida de ambientes (borda e servidores no local e na nuvem), a análise de alto desempenho com aprendizagem profunda na borda tornar-se-á ubíqua. É claro que ainda não estamos nem perto dos níveis de inteligência humana e devemos advertir que a analitica ainda tem limitações, mas detecções mais precisas e resultados de dados mais ricos de uma analitica baseada em aprendizagem profunda tornar-se-ão uma ferramenta ainda mais valiosa para os operadores. Em suma, melhorará a segurança e a protecção, bem como a eficiência operacional.

Dito isto, a analítica só trará valor se for implementada e utilizada eficazmente, e o nosso objectivo é sempre tornar o trabalho dos clientes e integradores de sistemas tão fácil quanto possível. Um aspecto central para isto é tornar a análise o mais rápida e fácil de configurar e utilizar, e fornecer interfaces abertas e ferramentas de apoio.

Embora a Axis procure obviamente tirar o máximo partido da plataforma analítica fornecida pelas nossas câmaras, é a nossa rede global de parceiros de desenvolvimento de software que serão os verdadeiros multiplicadores da inovação analítica. De facto, a inovação no ACAP tornará a plataforma de câmara Axis disponível a mais programadores do que nunca. O potencial para aplicações de visão por computador baseadas na plataforma Axis é quase infinito. Estamos entusiasmados por ver o que a imaginação da nossa comunidade de parceiros irá criar.

Quer saber mais sobre as soluções de analíticas da AXIS?

Artigo produzido pela Axis Communication