Vodafone inicia restabelecimento dos serviços base de dados móveis sobre rede 4G

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Vodafone iniciou o restabelecimento dos serviços base de dados móveis sobre a sua rede 4G na sequência de uma intensa e exigente operação de reposição.

Este arranque “está de momento condicionado a zonas restritas do país, estando gradualmente a ser expandido para o maior número possível de clientes”.

O serviço está igualmente sujeito a algumas limitações, nomeadamente no que respeita à velocidade máxima permitida de forma a garantir uma melhor monitorização da utilização da rede, bem como uma distribuição mais equitativa e sustentável da capacidade disponibilizada aos nossos clientes.

Cooperação interna e internacional

A Polícia Judiciária, na sequência do ataque informático iniciou desde uma investigação criminal tendo em vista o apuramento da autoria do crime e seus efeitos colaterais.

Em estreita articulação com a operadora de telecomunicações, a Polícia Judiciária está a envidar esforços na recolha de indícios e indicadores de compromisso que permitam avaliar e conhecer a origem, a extensão e motivação do ato criminoso.

Como tem vindo a ser noticiado, subsistem algumas dificuldades da operadora na prestação dos seus serviços, havendo ecos de alguns constrangimentos tanto no sector público como no privado. Da informação disponível, estas dificuldades estão unicamente relacionadas com esta situação concreta da operadora de telecomunicações e não com outros alvos ou ataques informáticos, explicou a PJ.

A dimensão global do ciberespaço tem potenciado o aumento deste tipo de ataques que, em regra, assumem uma dimensão internacional.

A Polícia Judiciária desencadeou de imediato contacto com as suas congéneres, em sede de cooperação policial internacional, no intuito de recolher mais e melhor informação.

Afectação de outros sectores de actividade

O ataque de negação de serviço levou também a constrangimentos no INEM para accionamento de meios de socorro, tendo a entidade recorrido a sistemas alternativos, nomeadamente a rede SIRESP e linha telefónica MEO.

Todas as chamadas de emergência transferidas pelas Centrais 112, geridas pela Polícia de Segurança Pública, para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM sempre estiveram asseguradas a 100%, não se verificando qualquer situação anómala.

O INEM activou no imediato o seu plano de contingência, privilegiando o acionamento através da rede SIRESP e recorrendo aos sistemas redundantes de que dispõe em termos de telecomunicações móveis. Deste modo, esteve sempre garantido o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica.

Rede CSIRT: colaboração é vital

Recorde-se que a Vodafone Portugal integra, desde 2013, a rede nacional CSIRT. Os CSIRTs nacionais trocam informação de segurança relevante entre si. Sempre que, no decurso das suas actividades de gestão de incidentes, uma CSIRT tomar conhecimento que outros membros da REDE e/ou as suas respectivas comunidades estejam a ser ou possam vir a ser afectadas por um qualquer incidente, é dever dessa CSIRT informar os membros da rede implicado.

Evolução

  • Os serviços da empresa registaram problemas e chegaram a ficar indisponíveis a partir das 21 horas de ontem, 7 de Fevereiro.
  • A empresa foi confrontada com uma interrupção abrupta da quase totalidade dos serviços de comunicações, à excepção do serviço fixo de internet e de uma parte expressiva ainda de clientes de televisão, todos os demais serviços foram afectados, incluindo a total indisponibilidade do serviço de apoio a clientes
  • O incidente afectou a totalidade dos clientes, num total de quatro milhões, não existindo indícios de comprometimento ou acesso a dados pessoais dos mesmos.
  • uma das prioridades foi recuperar os serviços mínimos porque há vários serviços essenciais que estão dependentes da rede, entre os quais refere o INEM, bombeiros, carteiros e rede ATM
  • A empresa recuperou  o serviço de voz sob rede 2G cerca das 22h30. Durante a madrugada começaram a ficar disponíveis os serviços de dados assentes em 3G. Esta manhã foi recuperado o serviço básico de SMS, mas não de grandes clientes, e os clientes de TV.
  • Origem do ataque de Negação de Serviços é desconhecida. Não foi pedido resgate.
  • Centro Nacional de Cibersegurança, Polícia Judiciaria e Serviços de Informação estão empenhados em perceber a origem e prop´ósitos, estando numa fase inicial de recolha de informação

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