“O nosso objectivo é sempre o de eliminar e/ou reduzir os riscos associados a cada operação”

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A Luís Simões gere uma frota de 1.621 viaturas e conta com mais de 2.300 colaboradores. Presta serviços integrados de logística em toda a Península Ibérica, em mais de 25 armazéns com mais de 400.000m² de capacidade instalada em 10 regiões diferentes. Pedro Palmeiro, gestor de Recursos Humanos da Luís Simões, salienta que o objectivo da empresa “é sempre o de eliminar e/ou reduzir os riscos associados a cada operação, procurando organizar cada uma da forma mais eficiente e com menor risco que conseguirmos”.

Security Magazine – Qual a importância que a segurança assume dentro da vossa organização (contemplando a segurança das vossas pessoas, instalações/meios físicos e mercadorias de clientes)?

Pedro Palmeiro – Tendo por base os nossos valores e política, assumimos o compromisso constante de promover a sensibilização dos nossos colaboradores para as questões de qualidade, segurança, higiene e saúde no trabalho, ambiente e segurança alimentar, bem como o de desenvolver as suas competências e motivação perante os objectivos do negócio. Procuramos criar, a cada dia, ambientes de trabalho seguros, através de comportamentos saudáveis por parte de todos os intervenientes nos nossos processos de trabalho.

Focando naquilo que são os vossos colaboradores, quais as vossas maiores preocupações em termos de segurança, no que toca às operações de transporte, movimentação de cargas nas operações de armazenagem, carga e descarga?

Disponibilizamos todos os recursos necessários para a prevenção dos riscos profissionais, a melhoria das condições de segurança no desempenho das atividades e a vigilância da saúde dos colaboradores. O nosso objectivo é sempre o de eliminar e/ou reduzir os riscos associados a cada operação, procurando organizar cada uma da forma mais eficiente e com menor risco que conseguirmos. Nenhum detalhe é descurado.

Que estratégias têm desenvolvido no sentido de minimizar potenciais incidentes no interior das vossas infraestruturas (ex.: aposta sem sensibilização dos colaboradores; formação de condução segura de empilhadores; reforço de sinalização…)?

Através do desenvolvimento das competências de todos os colaboradores, reforçando a sua consciencialização e formação em matéria de segurança, higiene e saúde no trabalho. Damos como exemplo várias das formações que promovemos (movimentação manual de cargas, utilização de máquinas para a movimentação de cargas, segurança rodoviária, segurança de emergência) e o reforço da sinalética e das ajudas visuais dentro das instalações.

Na vossa perspectiva, como se consegue implementar uma verdadeira cultura de segurança dentro de uma organização cujo core business é a logística?

Só com o envolvimento e responsabilização de todos os colaboradores se consegue implementar uma verdadeira cultura de segurança. Ela começa em cada um de nós, que devemos, cada um no desempenho da sua função, assumir-se como o principal responsável pela sua segurança em primeiro lugar, e a de todos logo depois.

A Luís Simões é um operador logístico de referência, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos. Gere uma frota de 1.621 viaturas (próprias e subcontratadas), e conta com mais de 2.300 colaboradores. Presta serviços integrados de logística em toda a Península Ibérica, em mais de 25 armazéns que superam os 400.000m² de capacidade instalada em 10 regiões diferentes da Península Ibérica. A LS iniciou atividade em Loures, em 1948, e está também no mercado espanhol há mais de 30 anos.

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