“A segurança assume um papel fundamental para a nossa organização”

Conteúdo Premium Entrevistas Notícias Supply Chain

A Logifrio é um grupo ibérico especializado no transporte e serviços de armazém de produtos alimentares que requerem controlo de temperatura. Vitor Figueiredo, CEO, da empresa sublinha a importância das pessoas nesta área de actividade e destaca que “uma organização só consegue implementar uma verdadeira cultura, seja de segurança seja de outra temática, se os seus colaborares acreditarem nessa cultura e a sentirem como sua”

Security Magazine – Qual a importância que a segurança assume dentro da vossa organização (contemplando, a segurança das vossas pessoas, instalações/meios físicos e mercadorias de clientes)?

Vitor Figueiredo – A segurança assume um papel fundamental para nossa organização. Na LOGIFRIO criamos e desenvolvemos soluções inovadoras de logística e transporte multitemperatura. Oferecemos serviços de transporte, armazém e serviços de valor acrescentado, com foco na inovação e nas necessidades específicas de cada cliente – distribuidores e retalho, fabricantes e produtores, canal HORECA, vendas online e omnichannel. Vamos além do modelo de negócio tradicional de um 3PL porque gostamos de olhar para a cadeia de abastecimento de uma maneira ampla. Gerimos não só diversas operações de valor acrescentado com pesagem, etiquetagem, copacking, mas também operações em que gerimos a compra dos clientes de forma directa com uma configuração de 4 e 5PL.

A segurança, no seu sentido lato, assume uma importância fulcral para a LOGIFRIO. Desde a segurança alimentar, daí as nossas certificações IFS Logistics e BRC Storage and Distribution, até à segurança no trabalho, passando pela segurança das instalações e mercadorias. Literalmente, temos o negócio dos nossos clientes nas nossas mãos. Enquanto operador logístico, somos uma extensão das suas empresas. Desta forma, é fundamental que possamos não só garantir uma rastreabilidade e controlo completo de todos os processos e movimentos, como também garantir a aplicação dos melhores standards de segurança e higiene dos nossos trabalhadores. Por último, temos também elevadas preocupações de controlo sobre o acesso à plataforma por questões relacionadas com food security.

As nossas plataformas encontram-se dotadas com sistemas de segurança, equipamentos e sinalética para garantir a integridade das pessoas e das mercadorias.

Na LOGIFRIO procuramos cumprir com os mais altos padrões de qualidade e segurança.

Focando naquilo que são os vossos colaboradores, quais as vossas maiores preocupações em termos de segurança no que toca às operações de transporte, movimentação de cargas nas operações de armazenagem, carga e descarga?

A Logística e Transporte é uma actividade com uma alta movimentação de paletes, pessoas e equipamentos.

É, por isso, fundamental garantir que esta actividade decorre sem incidentes, de forma harmoniosa, com a menor exigência física possível e com um controlo permanente sobre todos os movimentos de produtos e das pessoas que os movimentam.

É, por isso, elementar dotar os colaboradores de formação adequada às actividades que vão desenvolver, permitindo adquirir competências que facilitem a execução do trabalho e ao mesmo tempo que este seja realizado em segurança e no cumprimento das regras em vigor.

Os equipamentos de movimentação de cargas devem estar em pleno funcionamento e cumprindo com a legislação em vigor.

As instalações devem estar dotadas de sinalização adequada que permita a convivência harmoniosa entre máquinas e pessoas. Permitindo um fluxo fluído e contínuo. A metodologia Lean é uma mais-valia na organização e estruturação do espaço físico, contribuindo para um ambiente de trabalho mais salutar. O controlo de acessos quer na rastreabilidade de movimentos de quem entra, mas também no próprio controlo de quem tem acesso à plataforma é algo que levamos muito a sério e que é controlado por sistemas robustos e integrados com os restantes softwares operacionais.

Que estratégias têm desenvolvido no sentido de minimizar potenciais incidentes no interior das vossas infra-estruturas (ex.: aposta sem sensibilização dos colaboradores; formação de condução segura de empilhadores; reforço de sinalização…)?

A logística é uma actividade que envolve esforço físico por parte das equipas, logo a Higiene e Segurança no Trabalho é uma das nossas prioridades. O nosso trabalho centra-se nas pessoas e as pessoas são o nosso bem mais valioso.

É uma preocupação da LOGIFRIO que os colaboradores tenham a formação adequada e as ferramentas necessárias para desenvolver o seu trabalho. Disponibilizamos, por exemplo, formação em movimentação mecânica de cargas, movimentação manual de cargas, formação em Higiene e Segurança no Trabalho, formação em Higiene e Segurança Alimentar, formação em Metodologias Lean, formação em Sustentabilidade, entre outras.

Estas formações permitem capacitar as nossas pessoas, não só para desenvolver as suas tarefas diárias, como para desenvolver competências que lhes permitam agregar valor pessoal. Contribuindo para o seu crescimento enquanto profissional e pessoa.

A par com a formação, e sendo a logística uma área que implica muita movimentação de mercadoria, quer física quer através de equipamentos, a LOGIFRO procura soluções inovadoras no mercado que facilitem o trabalho diário das nossas pessoas.

Estas soluções passam, por exemplo, pela utilização de robots para filmar as paletes, porta-paletes dotados de sistemas hidráulicos que facilitam a movimentação da mercadoria, minimizando o esforço necessário. Disponibilizamos retráteis cabinados e munidos de aquecimento que permitem um trabalho mais confortável em ambiente frio.

Procuramos sempre as melhores soluções no mercado a nível de Equipamentos de Protecção Individual, adequados a temperaturas positivas/negativas, e que garantem o conforto térmico das nossas pessoas.

Também o layout e a sinalização existentes nas nossas plataformas permitem gerar um fluxo fluído, dinâmico e flexível, minimizando o desgaste das nossas pessoas.

Na vossa perspectiva, como se consegue implementar uma verdadeira cultura de segurança dentro de uma organização cujo core business é a logística?

Uma organização só consegue implementar uma verdadeira cultura, seja de segurança seja de outra temática, se os seus colaborares acreditarem nessa cultura e a sentirem como sua.

A cultura é algo que se vai construindo, enraizando e difundindo. Mais de que algo que está escrito sob forma de procedimento ou de obrigatoriedade, é algo que tem que fazer sentido, que tem que ser verdadeiro, que tem que ser consistente. E, assim, é assimilado por todos de forma natural, não é um dever ou uma obrigatoriedade é, sim, uma forma de estar e de ser. Mais do que formar nos procedimentos de segurança, é importante explicar para que servem esses mesmos procedimentos. Além disso, é fundamental recolher sugestões de melhoria de quem está no terreno e conhece cada pormenor operacional.

As pessoas são essenciais na LOGIFRIO. Procuramos desenvolver iniciativas e proporcionar condições acima das praticadas pelo sector.

A logística e o transporte são, tradicionalmente, áreas com algumas dificuldades para atrair profissionais. Procuramos desenvolver algumas actividades diferenciadoras que potenciem o salário emocional.

Incentivamos o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, de modo a que os nossos colaboradores se sintam realmente felizes e estejam alinhados com os objectivos da empresa

A prova disso é que pelo segundo ano consecutivo fazemos parte do Top 20 Happiness Works Portugal. Esta distinção enche-nos de orgulho, principalmente pela pouca tradição que o sector da logística tem neste tipo de distinções.

Na LOGIFRIO orgulhamo-nos das nossas pessoas.

A LOGIFRIO é um grupo Ibérico especializado no transporte e serviços de armazém de produtos alimentares que requerem controlo de temperatura: desde -25º a +18ºC e temperatura ambiente, com câmaras específicas para produtos como fruta, verduras, bacalhau seco, charcutaria, lacticínios, carne fresca, pescado fresco e produtos alimentares congelados. Gere 600 000m3 de capacidade de frio. Cerca de 60% são de congelados e os restantes de refrigerados. O Grupo tem cerca de 500 colaboradores, cerca de 260 em Portugal e os restantes em Espanha. Gere 32 plataformas, sendo que 29 localizam-se em Espanha e 3 em Portugal. A LOGIFRIO gere cerca de 550 veículos bi-temperatura em regime de subcontratação com diversas tipologias que vão desde o mega trailer até ao furgão. Em Espanha, além de cobrir um território maior, a empresa tem um nível de capilaridade maior o que a obriga a ter mais viaturas, inclusive de menor dimensão. Em Portugal gere diariamente cerca de 150 viaturas. Em Espanha, a empresa gere uma frota de 400 viaturas.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine e receba informações como esta no seu email.