7 tendências-chave na indústria da segurança em 2023

Notícias

A indústria da segurança física tem vindo a mudar rapidamente nos últimos anos. Os desenvolvimentos e aplicações de tecnologias de ponta nesta indústria em constante evolução, tais como a IA, percepção da máquina e IOT, estão sempre a quebrar fronteiras. Temos visto sistemas de segurança tornarem-se profundamente integrados e mais abrangentes, expandindo-se com capacidades que estão agora a suportar tarefas mais inteligentes para melhorar a eficiência na segurança, bem como outras funções operacionais. E tudo isto está a acontecer em muitas indústrias e tipos de organizações diferentes.

A Hikvision partilhou recentemente algumas ideias sobre sete tendências chave que estão a ganhar destaque na indústria da segurança em 2023.

1.As aplicações de IA são diversificadas, exigindo ecossistemas mais abertos
Temos visto produtos e aplicações de IA mais diversificados que ajudam a resolver diariamente problemas intrincados e a satisfazer as necessidades fragmentadas dos clientes. As capacidades acústicas e textuais da IA estão também a ser exploradas pela indústria, a começar pela IA visual. Por exemplo, a detecção de anomalias áudio alimentada por IA está a ser usada para detectar falhas de equipamento em ambientes industriais para aumentar os níveis de segurança dos trabalhadores. Além disso, a própria tecnologia da IA está a evoluir para a fase de auto-aprendizagem com formação e optimização muito mais rápida do que a aprendizagem supervisionada.

Tudo isto requer mais ecossistemas com tecnologias abertas, recursos abertos, e mesmo protocolos abertos, para colaborações na indústria. As tecnologias abertas, tais como a tecnologia de containers e a tecnologia de virtualização, têm um potencial significativo para a nossa indústria, que está a tornar os produtos de hardware mais abertos.

2.A AIoT continua a fazer a ponte entre os mundos físico e digital
Levando a inteligência artificial mais longe, a Hikvision acredita que a combinação de IA e IoT (AIoT) continuará a ser uma grande tendência para 2023, remodelando o âmbito da indústria da segurança. Foram introduzidas mais soluções AIoT que não só fornecerão protecções inteligentes, mas também ajudarão a avançar a eficiência das operações em muitas indústrias e organizações.

A AIoT irá criar um caminho importante para impulsionar a transformação digital em várias indústrias. Isto pode ser feito através da criação de um gémeo digital, fazendo a ponte entre o mundo físico e digital. Por exemplo, na gestão de parques industriais, os sítios virtuais podem ser criados aplicando a modelação 3D, utilizando tecnologias VR e AR para representar e reflectir as reais, dando-lhes a capacidade de agir rapidamente para que todo o sítio funcione sem problemas.

3.As experiências visuais melhoram com tecnologias de imagem 24/7
Capturar imagens de segurança com clareza e cor nítidas 24 horas por dia é uma exigência central para os utilizadores de segurança vídeo, mas a luz fraca à noite sempre foi o maior desafio para o conseguir.

Agora, com o desenvolvimento de várias novas tecnologias de imagem, estamos a ver estes desafios eliminados. A tecnologia de fusão de imagens de bi-espectro que emprega dois sensores está a ser utilizada para combinar imagens de infravermelhos e de luz visível para reproduzir cores vivas em condições de fraca luminosidade. A tecnologia de processamento de sinais de imagem (AI-ISP) baseada na Inteligência Artificial utiliza algoritmos de aprendizagem profunda para melhorar radicalmente a redução do ruído visual para a optimização da imagem durante a noite.

4.As capacidades de percepção estendem-se a uma gama mais vasta
Para aplicações de segurança, as capacidades de percepção vão muito além da luz visível, estendendo-se ao longo do espectro electromagnético para expandir as capacidades de percepção do mundo físico de novas formas. Por exemplo, a tecnologia de imagem hiper-espectrais tem sido utilizada na análise das características de irradiação óptica e eutrofização para registar as tendências da qualidade da água em rios e lagos. Na banda de ondas milimétricas, os produtos de radar estão a ajudar na medição de velocidades e distâncias dos veículos. A banda de raios X tem sido amplamente aplicada em inspecções de segurança, alargando agora as suas aplicações na detecção de falhas em equipamentos industriais.

E estas capacidades de percepção multidimensional também convergem para criar soluções inovadoras que podem realizar uma multiplicidade de novas operações, tais como sistemas de vídeo assistido por radar para protecção do perímetro, soluções de integração de matrizes de vídeo e sonar para gestão de tráfego, e sistemas de alarme com uma vasta gama de detectores para aplicações domésticas inteligentes.

5.Mais atenção à usabilidade dos dispositivos e sistemas
A usabilidade dos dispositivos e sistemas tem impacto na vida quotidiana dos profissionais de segurança, o que gerou mais foco agora à luz da escassez de mão-de-obra e do aumento dos custos de mão-de-obra em toda a nossa indústria. Esta tendência exige que os fabricantes optimizem os seus produtos com um processo de configuração mais fácil, façam melhor uso das experiências interactivas que reduzirão o tempo de instalação, e reduzam os custos de manutenção de equipamentos e de desenvolvimento de competências.

Por exemplo, vemos mais instaladores a preferirem utilizar aplicações móveis em vez de PCs na instalação e manutenção de dispositivos, onde esse processo interactivo e simplificado se revela melhor.

6.A indústria avança para operações mais ecológicas e de baixo teor de carbono para a sustentabilidade
Os fabricantes de segurança estão a lançar produtos com maior esperança de vida, materiais e embalagens recicláveis, e utilização de energia renovável. Cada uma destas iniciativas reduz o desperdício e as emissões. Por exemplo, a procura de câmaras alimentadas por energia solar continua a aumentar devido à sua eficácia bem estabelecida na utilização da energia limpa sem limites do sol.

E no fabrico e operações diárias, mais empresas do sector estabeleceram objectivos a médio e longo prazo para a gestão ambiental, que vão desde a produção de baixo carbono, utilização eficiente de energia, e gestão de resíduos e químicos, até ambientes de escritório mais ecológicos.

7.A confiança zero continua a tornar-se a estratégia de segurança informática
A cibersegurança continua a ser uma questão muito importante e desafiante para todas as partes da nossa indústria, uma vez que os clientes e reguladores se preocupam mais com a segurança dos seus dados e privacidade, e estabeleceram padrões e exigências mais elevados sobre esta questão. Vemos o valor em destacar a ideia de Zero Trust para que todos considerem ao elaborar estratégias de cibersegurança.

Zero Trust é uma iniciativa estratégica que foi desenvolvida para prevenir violações de dados, eliminando o conceito de confiança da arquitectura da rede de uma organização. Na cibersegurança, a confiança torna-se uma vulnerabilidade. Zero Trust é uma abordagem à segurança cibernética que dita que os nossos sistemas conectados devem “nunca confiar; verificar sempre”.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.