Genetec revela tendências na segurança para 2023

Notícias

A Genetec apresentou recentemente as principais tendências na área da segurança em 2023.

1 A escassez de mão-de-obra irá impulsionar uma maior procura de soluções de segurança unificadas

Há meses que a escassez de mão-de-obra nas indústrias tem vindo a atrair a atenção. A indústria da segurança física não é imune a esta luta.
No Relatório Genetec 2022 sobre o Estado da Segurança Física, 50% dos inquiridos disseram que a sua equipa de segurança física enfrentou desafios em matéria de recursos humanos no ano passado. Os líderes enfrentavam escassez de pessoal, dificuldades de contratação e problemas de moral dos funcionários.
Garantir uma segurança física adequada com menos pessoal é uma receita para o esgotamento, o que só agrava o problema. Os chefes de equipa querem soluções que os ajudem a racionalizar tarefas, automatizar processos, e aumentar a eficiência da sua equipa.
À medida que os líderes procuram formas de maximizar os recursos, a procura de soluções de segurança física unificadas continuará a crescer. A unificação da vigilância por vídeo, controlo de acesso, reconhecimento automático de matrículas, tecnologia de comunicação e outras funções valiosas pode facilitar o trabalho de um operador. Também reduz os custos e a formação. As equipas de segurança podem racionalizar ainda mais as operações com funções analíticas ou de apoio à decisão incorporadas.
O investimento em tecnologias modernas de segurança física também posiciona a cultura do departamento como uma vanguarda. Isto pode atrair profissionais de segurança física mais jovens e com mais conhecimentos tecnológicos num mercado de trabalho competitivo.

2 A modernização do controlo de acesso terá precedência

No Relatório IFSEC Global 2022 sobre o Estado do Controlo de Acesso Físico, apenas 41% dos inquiridos acreditavam que o seu actual sistema de controlo de acesso satisfazia ou excedia os seus requisitos. Enquanto 40% disseram que o seu principal desafio era a protecção contra ameaças de cibersegurança, outros 43% querem tornar mais fácil a administração do controlo de acesso.
Este ano, veremos mais organizações a actualizar os seus sistemas de controlo de acesso. Pesquisas recentes mostraram que 67% das organizações estão a planear investir na modernização do controlo de acesso, colocando-o no topo da lista de investimentos tecnológicos.
As modernas soluções de controlo de acesso fornecem uma série de defesas cibernéticas integradas e ferramentas de monitorização da saúde. Também oferecem níveis mais elevados de automatização para racionalizar as tarefas de controlo de acesso. A actualização permitirá às organizações eliminar pontos fracos dos sistemas herdados e defender-se melhor contra ameaças de cibersegurança. Podem também maximizar o seu investimento para proporcionar valor para além das portas.

Por exemplo, os operadores podem começar a gerir centralmente os direitos de acesso dos empregados, visitantes e contratantes enquanto automatizam os pedidos de acesso por políticas da empresa. Isto alivia os pontos de estrangulamento nos processos manuais e melhora a eficiência e conformidade em toda a empresa.

A escolha de uma solução de controlo de acesso aberto expande ainda mais as oportunidades. Desde credenciais móveis e biometria a controladores e serviços ligados à nuvem, as organizações podem implementar as mais recentes tecnologias para continuar a modernizar as suas implementações ao longo do tempo.

3 As implementações em cloud híbrida crescerão a par da procura de aparelhos ligados à cloud

As implantações de cloud híbridas estão a ganhar força em toda a indústria da segurança física. Pesquisas recentes mostram que 66% das organizações vão passar a gerir ou armazenar mais segurança física na cloud durante os próximos dois anos.

A realidade é que as implementações de clouds completas não são um bom ajuste para cada instalação. Alguns poderão querer conservar dispositivos de segurança e investimentos em infra-estruturas que não estejam prontos para a cloud. Outros podem ter limitações de largura de banda ou necessidade de manter algum processamento e armazenamento de dados no local.

À medida que as empresas racionalizam os seus custos, preocupações e abordagem à migração para a nuvem, podemos esperar um aumento da procura de aparelhos híbridos de alta velocidade prontos a instalar. Esta infra-estrutura irá suportar cargas de trabalho de computação de ponta e tornar os dispositivos existentes compatíveis com a cloud. Ajudarão também a centralizar o acesso a sistemas e dados em muitos locais.

Estes dispositivos ligados à cloud não só proporcionarão mais flexibilidade para satisfazer requisitos específicos do local. Eles irão simplificar o acesso às últimas inovações.

4 A implementação de melhores medidas e defesas cibernéticas será uma prioridade

Com as crescentes preocupações sobre o cibercrime, as organizações estão à procura de novas formas de implementar e manter robustas estratégias de segurança cibernética. A investigação da Genetec mostra que 36% dos profissionais de TI e segurança querem investir em ferramentas relacionadas com a cibersegurança em 2023. Com 40% dos esforços concentrando-se apenas no controlo de acesso.

No entanto, a compra de novas ferramentas não significa que as organizações terão uma estratégia global para enfrentar novas ameaças. A implementação de melhores medidas de segurança e defesas cibernéticas automatizadas será a prioridade. Assim como o planeamento proactivo da arquitectura de segurança e aprovisionamento. Isto incluirá:

  • a substituição de equipamento antigo antes de sucumbir a falhas no ponto final para melhor mitigar os riscos
  • utilização de ferramentas e métricas inteligentes de acompanhamento da manutenção para melhorar a previsão de aquisições
  • confiar na ajuda externa para adaptar o planeamento da arquitectura de segurança e compensar os atrasos na cadeia de abastecimento
  • padronização de vendedores cibernéticos de segurança para aumentar a resiliência em todo o ecossistema parceiro

Esta mentalidade de “cibersegurança” não só ajudará as organizações a defenderem-se melhor contra os ataques cibernéticos. Tornar-se-á também um factor essencial na preservação da resiliência e continuidade do negócio.

5 A extracção de dados de segurança física irá fazer avançar a transformação digital

A transformação digital acelerada (DX) da pandemia COVID-19 a uma escala global. No PwC Pulse Survey 2022, 60% dos executivos afirmaram que o DX é o seu motor de crescimento mais crítico. À medida que estas iniciativas se expandem, o sucesso depende da agregação de dados provenientes de várias fontes e da rápida tomada de dados para tomar decisões informadas.

Em 2023, a extracção de informações dos sistemas de segurança física tornar-se-á central para as discussões do roteiro. De acordo com um inquérito da Microsoft-Accenture, 75% dos inquiridos acreditavam que o DX da segurança irá gerar um retorno significativo do investimento (ROI). 80% dos inquiridos também concordaram que o DX proporciona benefícios não financeiros que valem a pena para a organização, independentemente do ROI.

A segurança irá gerar um retorno significativo do investimento (ROI). 80% dos inquiridos também concordaram que o DX proporciona benefícios não financeiros que valem a pena para a organização, independentemente do ROI.

Muitas organizações já compreendem que a vigilância por vídeo, o controlo de acesso, e outros sistemas de segurança física contêm muita informação. No entanto, a reunião de conjuntos de dados de sistemas díspares torna possível descobrir relações e fazer mudanças reais nas operações comerciais.

Por exemplo, a maioria das organizações instalou um sistema de videovigilância, mas poucas utilizam estes dados em todo o seu potencial. Ao analisar os seus dados, as organizações podem criar novos resultados e/ou valor adicional, o que pode alterar os processos empresariais.

Como a transformação digital continua a ser uma prioridade máxima para as organizações, estamos a assistir a uma maior colaboração entre os departamentos de TI e de segurança física. Estão a partilhar mais informação e a trabalhar em conjunto para utilizar os dados para servir objectivos organizacionais mais amplos.

6 As equipas de TI e de segurança física combinadas serão vistas como essenciais

As equipas de TI ajudam a gerir soluções de segurança de rede; no entanto, colmatar a lacuna entre segurança física e TI é um trabalho em curso de acordo com a pesquisa de analistas tecnológicos como Gartner e IDC.

À medida que a Internet das coisas (IoT) se expande e a procura de mobilidade aumenta, as vulnerabilidades irão aumentar.

Ter estratégias de gestão de riscos em silo já não faz sentido. Muitas organizações compreendem que as ameaças podem vir de qualquer lugar. E as lacunas de comunicação entre as equipas de segurança física e de Tecnologia da Informação (TI) expandem as oportunidades para os atacantes.

Este ano, mais organizações irão procurar soluções que forneçam uma visão consolidada da segurança física e cibersegurança. Veremos mais colaboração e até equipas de TI e de segurança física totalmente combinadas. O trabalho conjunto aumentará a consciência situacional e a mitigação de riscos em toda a organização.

Uma maior colaboração em TI e segurança conduzirá a melhores formas de segurança de dados, bens e pessoas. Irá também aumentar a eficiência, simplificar as operações de segurança global, e melhorar os processos empresariais.

7 As organizações continuarão a abraçar o trabalho remoto e os dados de utilização do espaço

Na sequência da pandemia, tem havido uma lenta aceitação no trabalho de backoffice. Para se manterem competitivas, muitas organizações estão a abraçar um ambiente de trabalho híbrido. Com isso, a pegada do escritório está a mudar de forma significativa.

Hoje em dia, muitas estão a reduzir o tamanho ou a procura de formas de reutilizar espaços não utilizados. Também querem apoiar novas exigências de escritório, tais como mais hotdesking, colaboração de equipa e comodidades de bem-estar.

Em 2023, esperamos ver mais organizações a utilizar as soluções existentes de videovigilância e controlo de acesso para obter uma melhor percepção da utilização do seu espaço de escritório.

Desde pessoas a contar tendências a relatórios de ocupação ao vivo, os gestores podem usar métricas para tomar melhores decisões. Podem acompanhar a frequência dos escritórios, gerir secretárias e salas de reunião, e determinar a melhor forma de optimizar o espaço de escritório. Estes dados podem informar futuras renovações de arrendamento, políticas de ocupação, e poupanças de custos em bens imobiliários.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.