Como o crime organizado se infiltra nos portos da Europa?

Notícias Supply Chain Transportes

Os portos marítimos da UE movimentam cerca de 90 milhões de contentores por ano, mas as autoridades só podem inspeccionar entre 2% e 10% dos mesmos. Entretanto, estima-se que nos últimos anos, pelo menos 200 toneladas de cocaína tenham sido traficadas apenas através dos portos de Antuérpia e Roterdão. Este obstáculo logístico representa um desafio para a aplicação da lei e uma oportunidade para as redes criminosas que necessitam de aceder a centros logísticos para facilitar as suas actividades criminosas. Tais redes criminosas infiltraram-se, portanto, em portos de todos os continentes.

Os três maiores portos da Europa, nomeadamente os de Antuérpia, Roterdão e Hamburgo, estão entre os mais visados pela infiltração criminosa. A principal forma de os criminosos o fazerem é através da corrupção do pessoal das companhias de navegação, trabalhadores portuários, importadores, empresas de transporte, e representantes das autoridades nacionais entre outros actores, cujas acções são necessárias para assegurar a entrada de remessas ilegais. No entanto, esta abordagem requer a corrupção de um grande número de cúmplices.

A fim de concentrar os seus esforços e minimizar os riscos de perda de mercadorias, os criminosos organizados procuram novos modus operandi que exijam a corrupção de muito menos indivíduos. O relatório de análise da Europol sobre redes criminosas nos portos da UE analisa uma técnica específica, que explora códigos de referência de contentores desviados. Isto requer a corrupção de apenas um indivíduo, juntamente com a corrupção ou uma infiltração ao estilo de um cavalo de Tróia das equipas de extracção, que são depois pagos entre 7 e 15% do valor do carregamento ilegal.

Hoje, a Europol lançou um relatório de análise conjunta com o Comité Director de Segurança dos portos de Antuérpia, Hamburgo/Bremerhaven e Roterdão que analisa os riscos e desafios para as autoridades colocados pelas redes criminosas nos portos da UE.

As infra-estruturas críticas da UE – nomeadamente auto-estradas, caminhos-de-ferro e portos – permitem o modo de vida da UE, onde a livre circulação de bens e pessoas é um factor fundamental para o crescimento económico, a liberdade pessoal e a prosperidade.

Contudo, as redes criminosas, impulsionadas pelo desejo constante de lucros crescentes e expansão das suas actividades ilegais, estão cada vez mais a trabalhar para a infiltração e controlo dos principais pontos logísticos.

Os portos da UE são exemplos desses grandes centros, razão pela qual o Comité Directivo de Segurança dos portos de Antuérpia, Hamburgo/Bremerhaven e Roterdão, juntamente com a Europol, concordaram em elaborar um relatório de análise conjunto avaliando a ameaça de infiltração da infra-estrutura portuária pelo crime organizado na UE.

Principais conclusões:
A utilização de códigos de referência de contentores desviados (ou a chamada fraude de códigos PIN) está a ganhar força entre as redes criminosas como modus operandi para a extracção de mercadorias ilícitas dos portos.
As redes criminosas organizam a infiltração dos portos coordenando redes locais de infiltrados portuários corruptos.
Como efeito secundário das operações criminosas nos portos e da rivalidade que estas implicam, a violência muitas vezes derrama dos principais centros de transporte para as ruas das cidades circundantes, onde a competição pela distribuição tem lugar.


Principais recomendações:
O intercâmbio internacional de informações sobre as actividades das redes criminosas nos portos com a Europol e entre os Estados-Membros da UE deve ser ainda mais reforçado.
Deve ser dada uma atenção contínua à integração de elementos de segurança na concepção das infra-estruturas portuárias.
A implementação de parcerias públicas para envolver todos os actores portuários essenciais para combater a infiltração de redes criminosas nos portos da UE.

Ylva Johansson, Comissária para os Assuntos Internos, afirmou: O relatório da Europol sobre redes criminosas nos portos ilustra o que estamos a enfrentar. Revela a sofisticação dos grupos criminosos da droga, a sua força e a sua selvajaria. Os traficantes de droga promovem acções e práticas corruptas por vezes através de suborno, por vezes através de intimidação. Estamos a trabalhar com as autoridades a todos os níveis para reforçar os sistemas na luta contra a actividade criminosa que este relatório esboça.

A Directora Executiva da Europol, Catherine De Bolle, afirmou: As redes criminosas trabalham de perto para escapar à segurança nas fronteiras terrestres e nos portos aéreos e marítimos. Elas têm uma coisa em mente – o lucro. Uma resposta eficaz é uma colaboração mais estreita entre o sector público e privado; isto tornará ambas as partes mais fortes. Este relatório, o primeiro jamais criado em cooperação com os portos de Antuérpia, Roterdão, Hamburgo/Bremerhaven, faz parte da construção desta frente comum. Esta troca de informações conduziu a um conhecimento mais profundo, que é a arma mais eficaz contra o crime organizado.

Europol_Joint-report_Criminal networks in EU ports_Public_version.pdfpdfEN(5.3 MB)

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.