Generix apresenta ferramenta para planeamento e optimização focada nos Recursos Humanos

Notícias Supply Chain

A Generix Group anunciou o lançamento do Resource Management System, para planeamento e optimização de recursos de armazém. Face à crescente complexidade dos fluxos de encomendas e aos problemas de absentismo e turnover, as empresas devem ser capazes de antecipar melhor.

A Generix Group combina, numa única solução, serviços de análise de performance e de planeamento de recursos para melhorar a produtividade dos armazéns. O Resource Management System é uma ferramenta que contribui para o aumento da fidelização dos colaboradores ao melhorar a sua qualidade de vida no trabalho, reforçando assim a atractividade dos postos de trabalho nos armazéns.

Antecipar as necessidades de recursos para reduzir os custos

Encomendas cada vez mais irregulares, absentismo e dificuldades de recrutamento, os desafios enfrentados pelos armazéns têm impacto na sua produtividade e nos seus custos. Além disso, satisfazer a procura crescente de novos serviços e cada vez mais personalizados exige flexibilidade, tanto para os operadores como para os recursos de produção.

Os gestores dos armazéns querem antecipar a necessidade de recursos, tendo em conta tanto a capacidade das suas equipas, como os volumes de trabalho planeados para cada dia, para gerirem melhor os recursos disponíveis.

Por conseguinte, devem decidir e antecipar melhor a adequação das cargas de trabalho/capacidades para terem uma maior visibilidade das necessidades diárias.

Com o RMS, os gestores logísticos maximizam os recursos ao serem capazes de medir a produtividade, planear os recursos e melhorar o empenho das equipas através de uma única ferramenta.

A combinação única de funções de Labor Management e Resource Planning permite uma melhor gestão dos recursos logísticos de produção nos armazéns, que se estão a tornar maiores e cada vez mais automatizados.

O RMS define e automatiza minuciosamente as tarefas do plano de carga, de acordo com as necessidades: por tarefa, por dia, ou mesmo por hora. Calcula o tempo médio necessário para completar a carga de trabalho por turno (recepção, preparação de encomendas, packaging) e tem em conta as condições de trabalho e os perfis dos colaboradores para adaptar as normas e estabelecer objectivos. Por último, mede a produtividade dos operadores, tendo em conta o contexto de execução, para fornecer informação às ferramentas de RH.

Com o RMS, é possível planear a atribuição dos recursos, tanto humanos, como de equipamentos, de forma dinâmica e em tempo real. A inteligência artificial acrescenta uma camada de automatização ao processo de tomada de decisão: antecipa as cargas de trabalho a executar e optimiza a distribuição dos recursos, enquanto se adapta às especificidades de cada armazém, aos seus objectivos e constrangimentos.

Alguns armazéns têm taxas de absentismo de 50%: calcular a capacidade real e optimizar a utilização da mão-de-obra disponível diariamente é um grande desafio, especialmente para armazéns de maior dimensão.

Face às dificuldades em recrutar e reter profissionais, a atractividade dos locais de trabalho e a diversidade das tarefas são um grande desafio tanto para os gestores, como para os recursos humanos, especialmente porque a utilização de trabalhadores temporários e a formação das equipas são muito dispendiosas. Além disso, as empresas devem abordar várias questões sociais: gerir longas carreiras com tarefas físicas, prevenir acidentes relacionados com o trabalho, doenças profissionais e outras dificuldades. “Com esta ferramenta, que atribui de forma dinâmica tarefas relevantes aos operadores e mede a sua performance, tanto individual, como global, de uma forma objectiva e transparente, os armazéns podem reforçar a sua atractividade”, aponta a empresa.
Ao considerar a performance real e ao monitorizar ciclos de evolução e aprendizagem, os responsáveis dos sites logísticos podem recompensar os seus operadores e aumentar a sua motivação e fidelização em até 20%.

«Hoje, os gestores logísticos enfrentam um grande desafio: antecipar com precisão a capacidade de produção nas próximas horas, dias, meses. Tendo em conta uma capacidade logística existente, novos produtos, clientes, etc. quanto custaria à organização, por exemplo, assegurar simultaneamente a fidelização das equipas existentes? Os armazéns precisam de ser mais flexíveis para realizar os seus objectivos e para antecipar e planear a atribuição dos seus recursos. O RMS apoia diariamente os gestores da Supply Chain através de serviços de análise de dados, cálculo e previsão de carga, planeamento e simulação. A solução é também uma forma de tirar o máximo partido do que já existe antes de se envolver em projetos mais complexos e dispendiosos de integração de novos meios de produção, tais como robots ou autómatos, por exemplo.»