Rumos Consulting melhora automação dos processos de negócios da EDP

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A Rumos Consulting foi a organização seleccionada pela EDP para participar num processo de implementação de melhorias ao nível da automatização do fluxo de dados e controlo de processos decisivos para o negócio.

Em parceria com a equipa de Operations Management da Digital Global Unit da EDP, a Rumos Consulting promoveu um trabalho de reorganização e reengenharia de processos, sistematização e prototipagem de soluções. Foram criadas cadeias de trabalho mais simples, evidenciando a especificidade do negócio e com a flexibilidade necessária para as constantes exigências de adaptação da organização ao mercado.

Carlos Miguel Pereira, da área de Operations Manager da Digital Global Unit da EDP, reconhece que “é evidente que a automação pode ajudar as organizações a trabalhar de forma mais organizada, eficiente e rentável, sendo, por isso, um dos aspectos essenciais no funcionamento empresarial moderno. Neste caso em específico, conseguimos, não apenas, optimizar a eficiência, qualidade, segurança, robustez e visibilidade dos nossos workflows, como também reduzir os custos, as incidências, diminuir o time-to-market e potenciar a autonomia das diversas equipas que possuem processos suportados pelo Control-M”.

A atualização da solução Control-M da BMC, bem como a reformulação dos processos potenciou a simplificação, transparência e autonomia às equipas aplicacionais e de negócio para agendar, gerir e monitorizar os workloads das diferentes áreas da organização.

Até então, a utilização das funcionalidades desta solução, que conduzia os workloads e workflows críticos da EDP, eram caracterizados por scripting excessivo, por uma reduzida visibilidade dos stakeholders da definição dos seus processos e do estado em que se encontravam, e também por uma dificuldade em acompanhar a dinâmica e a exigência dos requisitos do negócio das diferentes áreas da empresa.

Por exemplo, as incidências, reconhecidas, por vezes, em fases demasiado avançadas do processamento, eram frequentemente resolvidas através de operações repetitivas e maioritariamente realizadas de forma manual, o que comprometia os tempos de resposta, não apenas às anomalias, como também às restantes solicitações.

Luís Garcia, Head of Digital Transformation da Rumos Consulting, acrescenta ainda que “à medida que foram concretizadas as primeiras melhorias no workloads, a EDP reconheceu o valor que o Control-M iria aportar nos seus processos de grande relevância e dimensão. E, desde então, a empresa tem uma visão holística e consistente do sistema. A equipa de negócio pode consultar o estado do processo online, pode ser avisado de futuras quebras de SLA a tempo de as corrigir ou mitigar os seus efeitos, bem como consultar o histórico do processo e as suas estatísticas ao longo de meses e anos. Por sua vez, a equipa técnica tem ao seu dispor todas as ferramentas para depurar eventuais erros e toda a segurança da alta disponibilidade e escalabilidade, numa interface única, simples e moderna. Graças a este trabalho conjunto, a EDP está agora mais ágil e confiante nos seus sistemas e pode olhar para eles com o nível de detalhe adequado a cada colaborador”.

Com estas melhorias, os serviços de self-service passaram a permitir a autonomia de equipas de negócios na utilização da ferramenta, dispensando interações desnecessárias com a equipa técnica operacional.

A antecipação na identificação de erros no processo, a articulação com as restantes soluções da organização, bem como a correcção de erros previamente identificados, através da aplicação de soluções pré-preparadas, permitiram ganhos significativos ao nível de eficiência.

A monitorização e a alarmística antecipada trouxeram ao negócio a capacidade de previsão, análise e acção para evitar impactos no negócio, ainda antes de acontecerem e poderem afectar os utilizadores, bem como o cumprimento dos Service Level Agreements. Uma visão end-to-end para todos os intervenientes nos processos, um acesso simples à monitorização e controlo, disponibilizou uma percepção única e integrada do negócio.