Projecto espanhol quer melhorar transporte marítimo de baterias eléctricas com embalagens seguras

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No âmbito do projecto TRANSBATT, o instituto espanhol ITENE monitorizou os riscos da distribuição intermodal, especialmente nos trânsitos marítimos, e trabalhará para melhorar a segurança do transporte e optimizar a embalagem de baterias recarregáveis para veículos híbridos e eléctricos.


Nas últimas décadas, a Comunidade Valenciana tem assistido a um processo de diversificação dos mercados de exportação e importação para mercados mais dinâmicos e emergentes, como a América do Norte e a Ásia, que passaram de uma quota conjunta de 8% em 2000 para 13% ou mais em 2020.

Os mercados não europeus do Mediterrâneo (Norte de África, Turquia e Israel) também aumentaram o seu peso no comércio externo valenciano (o porto de Valência, chave para a diversificação das exportações valencianas. Câmara de Comércio de Valência).

A maior parte do comércio com estas áreas geográficas é efectuada por via marítima (de 68% com a América do Norte a 90% com os países mediterrânicos, em termos de milhares de euros, percentagem que sobe para 90% em termos de tonelagem).

Em termos de exportações, por sector, destaca-se o sector automóvel, com um peso de 13,4% do total entre Janeiro e Agosto de 2021 (Relatório de Comércio Exterior, Direcção Territorial de Comércio da Comunidade Valenciana).

Em 2021, este sector também representava 9,2% do valor agregado gerado pelo total da indústria da região e 6,5% do emprego (Análise dos sectores com maior peso na geração de valor e seus níveis de competitividade, Observatório GECE).

Precisamente, este sector está a passar por um processo de transformação marcado por requisitos de sustentabilidade, que estão a impulsionar a produção de veículos híbridos e conectados e de baterias recarregáveis para os mesmos.

A classificação das baterias de lítio como mercadorias perigosas exige a certificação UNE EN 38.3, que inclui controlos que simulam várias condições de pressão, temperatura, esmagamento e impacto, por parte dos fabricantes e distribuidores para o seu envio.

O transporte destes e de outros produtos exige o controlo da cadeia de abastecimento para garantir a manutenção da qualidade do produto que chega ao consumidor e a sua segurança durante a distribuição, tendo em conta as variáveis que podem afectar o produto ou o sistema de embalagem, como a humidade, a temperatura ou os impactos.

Da mesma forma, a análise dos riscos das rotas de distribuição permite a definição e concepção de embalagens optimizadas para melhorar a eficiência do processo logístico e reduzir as perdas de produto.

O objetivo do TRANSBATT é quantificar os riscos associados ao transporte intermodal, incluindo o trânsito marítimo, para as empresas da Comunidade Valenciana que exportam os seus produtos a nível europeu e internacional e transferi-los para testes de simulação de transporte eficazes que reproduzam o seu efeito sobre o produto ou a carga durante o percurso. Com a optimização dos sistemas de embalagem, as empresas poderão reduzir os custos associados ao sistema de embalagem e os incidentes no transporte, especialmente os de longa duração.

Para tal, o ITENE monitorizou os riscos de distribuição no transporte marítimo através do estudo de várias rotas e efectuou simulações que permitirão o desenvolvimento de protocolos de teste que representem os riscos e a intensidade das rotas, com o objectivo de melhorar o sistema de embalagem e o processo de estiva.

Trabalhará também na melhoria da segurança do transporte intermodal de longa distância (incluindo o trânsito marítimo) de baterias recarregáveis para veículos híbridos e eléctricos e na optimização dos sistemas de embalagem actualmente utilizados para as mesmas.