Terminais portuários: Siemens Portugal modernizou mais de 100 pórticos em 13 países

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O centro de competências da Siemens Portugal que desenvolve soluções de movimentação de carga para terminais portuários e complexos industriais, o Cranes Engineering Hub, ultrapassou a marca de mais de 100 intervenções em pórticos e gruas em 13 países.

Os mais recentes projectos internacionais em que este centro está a participar são nos portos de Taranto, em Itália, do Bahrain e Salalah, em Omã. Em Portugal, tem em curso intervenções no Terminal de Contentores de Leixões e no Terminal Marítimo do Sado, em Setúbal, da Yilport.

“É com muito entusiasmo que continuamos a participar em projetos de renovação, modernização e digitalização de infraestruturas portuárias e industriais, porque sabemos o quanto estas são fundamentais para a competitividade e sustentabilidade de qualquer país. Este dinamismo, que acreditamos se irá manter no futuro, é revelador da qualidade e competências da nossa equipa, cujas intervenções têm contribuído para melhorar a produtividade e eficiência das infraestruturas, prolongar a vida útil das máquinas e reduzir o impacto ambiental das operações”, afirma Luís Bastos, responsável pela Digital Industries da Siemens Portugal.

O Cranes Engineering Hub já participou em projectos em 13 países (Portugal, Grã-Bretanha, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Moçambique, Roménia, França, Itália, Turquia, Bahrain, Omã, Egito e Aruba), e as suas intervenções incluem a simulação das máquinas, o design e desenvolvimento de pórticos novos, bem como a modernização de máquinas existentes.

Este centro de competências da Siemens Portugal desenvolve e fornece soluções para pórticos de cais e gruas de parque de terminais portuários e complexos industriais e presta uma grande variedade de serviços, tais como a engenharia, o fornecimento de hardware e software e a colocação em serviço.

Em projectos de modernização, estas intervenções permitem aumentar o ciclo de vida dos componentes eléctricos e de automação das gruas e pórticos em cerca de 20 anos. Além disso, aumentam a eficiência e segurança das infra-estruturas, reduzindo as emissões de CO2 e os consumos energéticos.

Parceiro tecnológico do setor portuário nacional

O Cranes Engineering Hub tem contribuído para a modernização da maioria dos portos nacionais, como os de Sines, Setúbal, Lisboa, Leixões, Aveiro, Figueira da Foz e Viana do Castelo.

Actualmente, está a participar no projecto de modernização do Terminal de Contentores de Leixões da Yilport, que inclui cinco gruas: três do tipo Rail Mounted Gantry (RMG) e duas Ship-to-Shore (STS).

No final da intervenção, estas gruas estarão equipadas com sistemas de automação e supervisão que melhoram a segurança e desempenho das máquinas, bem como com os mais recentes sistemas de accionamento, automação e supervisão da Siemens. No Terminal Marítimo do Sado, também para a Yilport, o Cranes Engineering Hub irá modernizar uma grua do tipo STS.

Combinar tecnologias do mundo digital e do mundo físico

A equipa do Cranes Engineering Hub tem também competências na automação de algumas das actividades associadas à operação destas máquinas. Um exemplo é a condução remota ou semiautónoma dos pórticos, a partir de uma sala de controlo, que torna as manobras mais seguras e eficientes.

Outra área foco é a das simulações digitais. Ao desenvolver gémeos digitais dos portos onde está a desenvolver projetos, consegue testar os processos, selecionar as soluções e os equipamentos mais adequados a cada porto e posicioná-los no espaço disponível, antes de começar a construir ou de serem feitos investimentos significativos.