Projecto Meteor quer aumentar segurança no transporte marítimo de mercadorias

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A Fundação espanhola Valenciaport começou a desenvolver o projecto Meter que visa aumentar a segurança do transporte marítimo de mercadorias transportadas por contentor.

O transporte marítimo é essencial para o fornecimento de mercadorias, sendo os contentores a forma mais simples, mais barata e mais eficiente de transportar mercadorias. Isto representa uma oportunidade única para o desenvolvimento de negócios, mas também podem ser utilizados para fins criminosos. O transporte marítimo é o modo de maior risco para o contrabando devido aos enormes volumes e às suas cargas complexas e heterogéneas.

Consequentemente, as inspecções de contentores tornaram-se uma das principais prioridades das agências de inspecção fronteiriça, especialmente na Europa Ocidental.

No entanto, na actual logística portuária, e devido à grande quantidade de mercadorias com que as alfândegas europeias são confrontadas, menos de 5% dos contentores são sujeitos a inspecções físicas.

A Fundação Valenciaport começou a trabalhar no projecto Meteor para aumentar a segurança do transporte marítimo e das mercadorias transportadas por contentor. O projecto decorrerá de Outubro de 2023 a Setembro de 2026, com um orçamento de cerca de três milhões de euros cofinanciado pelo programa Horizonte Europa.

A solução proposta inclui a detecção dessas substâncias ilícitas, recorrendo a uma tecnologia de detecção baseada em vapores que utiliza tecnologias de amostragem inovadoras, bem como instrumentação analítica de ponta e técnicas de processamento baseadas no rastreio não dirigido.

As características da ferramenta incluem a sua natureza portátil, polivalente e adaptável, ou a sua natureza acessível e não intrusiva, a elevada taxa de detecção e a baixa taxa de falsos alarmes. As substâncias ilícitas que irá detectar incluem drogas, explosivos e até ameaças biológicas.

Quanto à coordenação e ao desenvolvimento do projeto, o consórcio é constituído por 12 parceiros dos Países Baixos, Bélgica, Espanha e Irlanda. No caso da Fundação Valenciaport, esta garantirá a acessibilidade dos contentores de scanning no porto de Valência.

Além disso, fornecerá às empresas envolvidas no desenvolvimento da tecnologia mais de 250 amostras de ar de contentores reais.