Região espanhola investe em sistema de vigilância de incêndios florestais

Notícias

A Telecomunicaciones Merino, empresa com sede em León, está a liderar a expansão da rede de comunicações de alta velocidade que suporta o sistema de vigilância de incêndios florestais do Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território de Castela e Leão, Espanha.

Esta rede liga mais de uma centena de câmaras de vídeo, instaladas nas regiões florestais de Ávila, Salamanca, Zamora, León e Soria. As imagens captadas são processadas através de um software integrado na infraestrutura SCAYLE da Universidade de León, impulsionado por um sistema de inteligência artificial que fornece ferramentas para a localização imediata de incêndios.

No âmbito deste projecto, a Telecomunicaciones Merino instalou uma nova rede sem fios de alta velocidade utilizando a tecnologia de banda larga sem fios fixa PTP 550E da Cambium Networks e equipamento auxiliar fornecido pela SISTELEC. Esta rede ligará câmaras de videovigilância da Axis Communications, sistema de comunicações IP, dispositivos IoT e outros serviços.

Será ligada à infraestrutura SCAYLE operada pela Junta de Castilla y León no campus da Universidade de León. Os sistemas de inteligência artificial analisarão as imagens das câmaras para fornecer alertas rápidos e, se necessário, facilitar uma resposta inicial mais eficiente para o controlo de incêndios.

Área de cobertura

As câmaras oferecem vigilância num raio de 8 a 25 quilómetros, dependendo das especificações do sistema. Proporcionam uma visão em tempo real dos incêndios e das áreas afectadas, permitindo a verificação dos alertas recebidos nos Centros de Comando Provincial (CPM) e minimizando os falsos alarmes, o que, por sua vez, reduz a utilização desnecessária de recursos.

Para além disso, o sistema diminui os tempos de resposta das unidades de combate a incêndios ao identificar rapidamente os focos de incêndio durante todo o ano. Permite também a monitorização de queimadas controladas dentro da área de influência.

Fundação do Património Nacional

O projecto recebe financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) ao abrigo da modificação do Programa Operacional, OE 20.1.4 – OE REACT EU 4.

Este projecto insere-se na acção “Apoio a investimentos que contribuam para a transição para uma economia verde”, tendo em conta os recentes acontecimentos climáticos que resultaram em incêndios florestais.

A Fundação do Património Natural, dependente do Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, lidera este projecto, que consiste na atualização e ampliação da rede inicialmente implantada entre 2006 e 2016 em Zamora, Soria e León. A expansão inclui agora Ávila e Salamanca, para além de uma extensão em Zamora. Este Sistema de Videovigilância de Incêndios Florestais é parte integrante da Operação INFOCAL gerida pelo Ministério.

Rede Interligada

A rede também interliga vários equipamentos de monitorização e dispositivos tecnológicos dentro de diferentes centros de coordenação de incêndios, incluindo os Centros de Comando Provincial (CPM), o Centro de Comando Regional (CAM), as 21 Bases ELIF (brigadas de porta-helicópteros) e o Comando Avançado 4 (PMA). Esta interconectividade garante que as equipas de vigilância possam desempenhar as suas funções de forma eficiente durante os períodos de folga.

Em resumo, o novo equipamento implantado nas cinco províncias inclui:

80 ligações IP ponto-a-ponto PTP 550E de alta capacidade
50 câmaras IP de 360º de elevado desempenho
25 sistemas de energia fotovoltaica
18 torres metálicas