Vision-Box e ANA – Aeroportos de Portugal lançam programa com biometria nos cinco maiores aeroportos

Notícias

A Vision-Box, numa parceria estratégica com a ANA – Aeroportos de Portugal /VINCI Airports, anunciou recentemente o lançamento oficial da “Biometric Experience by VINCI Airports” nos cinco maiores aeroportos de Portugal.

Segundo a informação divulgada pela empresa, o programa, que tem como objectivo transformar a experiência de viagem, foi lançado no início deste ano nos aeroportos de Lisboa e Porto e estará disponível durante o segundo semestre de 2024 em Faro, Funchal e Ponta Delgada. Este programa transformacional posiciona Portugal na vanguarda das Seamless Travel Experiences, abrangendo os principais aeroportos do país.

Financiado pela União Europeia através do programa NextGenerationEU e pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português através da “Agenda Acelerar e Transformar o Turismo”, o “Biometric Experience by VINCI Airports” powered by Vision-Box, significa um grande salto em direcção à digitalização na indústria europeia de viagens e à sustentabilidade no turismo global.

A fase inicial do programa está a ser activada nos voos da TAP Air Portugal no espaço Schengen. Numa fase posterior, serão incorporadas outras companhias aéreas e um leque mais alargado de destinos, incluindo voos extra-europeus.

O programa da iniciativa consiste na automatização global da viagem do passageiro com biometria, dando início a uma nova era de viagens sem descontinuidades e sem contacto nos aeroportos de Portugal, em que o rosto do passageiro passa a ser o único elemento necessário para voar.

Toda a experiência biométrica é orquestrada pela Seamless Journey Platform da Vision-Box, que integra todos os intervenientes num único ecossistema de gestão de viagens e de identidade.

A experiência começa com o registo, em que o viajante pode registar-se em casa, sem esforço, através da aplicação móvel da ANA Aeroportos, alimentada pelo Vision-Box Seamless Mobile SDK.

Em alternativa, no aeroporto, os viajantes podem registar-se por si próprios em quiosques de check-in de autosserviço biométrico, através dos Seamless Kiosks da Vision-Box, ou com assistência nos balcões de check-in, através do Seamless Desk da Vision-Box.

Uma vez inscrito, o viajante pode atravessar o aeroporto utilizando apenas o seu rosto nos portões de segurança biométricos da Vision-Box e, quando chegar a hora de voar, no processo de embarque de voos seleccionados através dos portões biométricos de auto-embarque da Vision-Box, tudo isto com o auxílio do algoritmo de reconhecimento facial da Vision-Box, que é uma tecnologia de ponta e está equipado com IA.

Esta parceria “traz inúmeras vantagens, enfatizando a eficiência, a segurança e a conveniência para os viajantes e as partes interessadas, eliminando a necessidade de cartões de embarque tradicionais e documentos de identificação de viagem, num ecossistema de privacidade desde a concepção”.

Através do investimento em biometria sem contacto de ponta, a ANA – Aeroportos de Portugal e o Governo português estão a simplificar processos, a melhorar a eficiência operacional e a otimizar infra-estruturas, assegurando simultaneamente uma melhor experiência do cliente nos aeroportos portugueses e promovendo um ecossistema de dados interligados entre partes interessadas de confiança.

No 3º trimestre de 2023, os aeroportos nacionais registaram um crescimento notável de 13,1%, movimentando 20,9 milhões de passageiros em comparação com o mesmo período de 2022.