Desejo ou necessidade?

Opinião

O ser humano está a passar por uma experiência desafiadora e o maior desafio é gerir as emoções desconfortáveis, desenvolver recursos para poder administrar as frustrações e resolver os seus problemas sem fazer dramas e, sim, relativizar a situação e os efeitos da crise. A força nasce através da resistência.

É necessário rever a forma de interpretar a situação, ou seja, re-significar, dar um novo significado à situação. Libertar-se, soltar as limitações, desapegar e abrir caminho para uma nova vida.

Re-significar é um processo onde desenvolve recursos para poder transformar uma situação ruim em algo bom. Significa libertar-se de algo que o prende ao passado. É seguir em frente mesmo com os desafios que irão surgir. É preciso libertar-se das armadilhas e fantasmas, ou seja, do seu lado sabotador. Veja o problema como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento.

O mais importante para o ser humano aprender a lidar com as frustrações é saber a diferença entre desejo e necessidade.

Nem sempre é a realidade que é desgastante, mas sim a nossa percepção acerca da realidade. Quando a situação não sai exatamente como queremos, sentimos dor, sofrimento. Mas, pode perguntar-se: eu desejo ou necessito que a situação ocorra como planeado?

O sentimento nasce no pensamento. É preciso mudar o sentimento para haver a mudança. Como os pensamentos se retroalimentam, é fundamental ser otimista e pensar positivo. Cuide dos seus pensamentos, você decide que tipo de pensamentos irá alimentar e com eles nascem os sentimentos e as emoções.

Se os pensamentos são negativos, as emoções e sentimentos também serão negativos.

Quando sentir-se ansioso (a), escreva num papel tudo o que está a pensar, o que está a sentir nesse momento, e o que pode fazer para resolver a situação.

Se parar e analisar, verá que tudo isso está ligado a necessidade de controlar tudo e todos. Não está a viver o presente e sim o futuro. Precisa de presença plena, viver o “agora”. Respirar fundo e desapegar. Não se deixe levar pelos pensamentos negativos, a ansiedade normalmente vem acompanhada de pensamentos negativos, críticas e julgamentos.

Comece a dar espaço a todas as emoções positivas, amor, autocuidado, alegria, aceitação, esperança.

Na maioria das vezes, as pessoas reagem pelo impulso, na defensiva, como se o mundo estivesse contra si próprio (a), o que gera o impulso é a fantasia e não propriamente os dados e fatos.

No novo cenário da pandemia as pessoas estão à procura de respostas a todas as dúvidas, porém o stress e o medo limitam as respostas, fazendo com que o objetivo não seja motivador o suficiente, impedindo-o de ter foco e determinação. Trazer para a consciência as suas capacidades, o seu potencial, é essencial.

Passamos por momentos em que é preciso dar novo sentido à vida, começar tudo do zero, recomeçar, reinventar-se, ser criativo. Porém, basta um olhar numa perspectiva positiva para re-significar a situação e ganhar novos sentidos e possibilidades.

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Procrastinar é uma armadilha para permanecer na zona de conforto.

Auto cuidado é um ato de amor a si próprio. Faça as pazes consigo. O momento é de acolhimento e amor incondicional.

Amor incondicional é aquele amor que não critica, não julga.

Boa missão!

Dra. Glaucia Freitas 

Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos

Cédula Profissional n• 22648

Cédula Profissional n• 22648

https://www.psicologiaecoaching.pt/glauciafreitas.html

https://www.psicologiaecoaching.pt/glauciafreitas.html

https://www.linkedin.com/in/glaucia-rocha-freitas-7396973a/