França mobiliza dispositivo de segurança “excepcional” para final do Mundial2018

Lazer e Desporto Notícias

A França mobiliza no fim-de-semana um dispositivo de segurança de “uma amplitude excecional”, com cerca de 110.000 polícias e gendarmes e 44.000 bombeiros, nas celebrações do Dia da Bastilha e a final do Mundial2018 de futebol.

Em todo o país estão previstas mais de 230 zonas de adeptos e cerca de um milhão de espetadores junto dos écrans gigantes existentes para a transmissão da final entre a França e a Croácia.

Os números podem aumentar, segundo explicou em conferência de imprensa o ministro do Interior, Gérard Collomb, adiantando que a zona com maior capacidade será a dos Campos de Marte, junto à Torre Eiffel, em Paris, com 90.000 espetadores. Para esta zona será destacado um efetivo de 4.000 agentes, com a colocação de um perímetro de segurança, no qual será feito um duplo controlo de entrada.

Caso a França ganhe o Mundial2018, “o dispositivo será reforçado”, afirmou o ministro, que não quis avançar qual o plano para segunda-feira. Outro dos desafios para as forças de segurança continua a ser a Volta a França em bicicleta, que prossegue no fim de semana.