ADI Expo reuniu profissionais em Lisboa

Notícias

A ADI Expo, evento organizado pela ADI Global Distribution, decorreu em Lisboa na passada semana. Paulo Barreiros, sales manager Portugal da empresa, falou com a Security Magazine à margem do evento. O responsável integra a empresa há 15 anos e é um dos três elementos da equipa portuguesa, constituída também por Paulo Sampainho, no suporte técnico e pré-venda, e Susana Campos, nas inside sales. Já em Madrid, a empresa conta com 50 pessoas.

“Em Portugal temos uma delegação desde 1997 e reportamos directamente a Espanha”, explicou o responsável. Como acrescentou, actualmente “temos um hub central em Madrid que alimenta as várias delegações da Península Ibérica, localizadas em Madrid, Bilbau, Barcelona, Valência e Lisboa”.

A estrutura ibérica integra a região EMEA onde a empresa conta com um total de 71 delegações, nove hubs, mais de 850 colaboradores e 64.000 referências únicas de produtos.

Paulo Barreiros admite que “o grupo pretende investir mais no mercado português”. Porém, diz que “os investimentos estão a ser centralizados na componente logística”, sendo que a empresa abriu este ano um hub central na Holanda que alimenta os sub hubs ao longo da Europa.

Com clientes essencialmente de média e grande dimensão, Paulo Barreiros explica que não existe necessidade de entrega de material just in time, sendo que o cliente pode receber o material em 24 horas, algo assegurado no mercado nacional através de Madrid.

Com mais de 50 anos no mercado, a ADI Global Distribution conta com uma evolução marcada por algumas aquisições ao longo do tempo. “Na génese, a empresa a que pertencemos é a Honeywell”, a qual adquiriu a ADI em 2000, esclarece Paulo Barreiros. “Há cerca de seis meses, aconteceu uma retirada do grupo Honeywell por entender-se que as áreas de distribuição e residencial deveriam estar noutro sector do negócio”. Neste sentido, em Outubro de 2018, passa a ADI estar integrada no grupo Resideo.

A empresa assume-se como um distribuidor global, sendo, nas palavras do responsável português, “o maior distribuidor global a nível de segurança electrónica”, com um negócio de 500 milhões de dólares ano na EMEA e de 5.000 milhões a nível global.

Quanto ao evento anual da ADI Expo, que decorreu num hotel em Lisboa, o responsável explica que reuniu 80 participantes de 40 empresas, as quais representam cerca de 80% do volume total de negócios na área da segurança electrónica em Portugal. Os participantes ficaram a conhecer as mais recentes novidades de 11 expositores (Alarmtech, Alwon, Axis, Axxon, CDVI, HID, Honeywell, Hikvision, Suprema, Western Digital e XPR). A edição nacional do evento junta-se às outras três iniciativas semelhantes que decorrem em Madrid, Bilbau e Barcelona, além das restantes em toda a Europa. “As pessoas sabem ao que vêm e além disso reforçamos a nossa proximidade com o cliente”, explica.