Check Point divulga as principais famílias de malware detectadas em Portugal

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Check Point acaba de divulgar o top de famílias de malware detectadas em Portugal. A XMRig subiu para o primeiro lugar, com um impacto global de 7,34% e nacional de 9,79%. A esta segue-se o Emotet, cujo impacto global foi de 6,29% e nacional de 8,53%. Em terceiro lugar, encontra-se o Jsecoin, que globalmente afectou 5,22% das organizações e, a nível nacional, 5,31%.

Por ordem surgem:

1 – XMRig – Software de mining CPU em open-source, usado para o processo de mineração da criptomoeda Monero, detectado pela primeira vez em Maio de 2017.
2 – Emotet – Troiano modular e de auto-propagação. O Emotet costumava ser usado como um banking trojan e evoluiu para se tornar um distribuidor de outros malwares ou de campanhas maliciosas. Utiliza diversos métodos e técnicas de evasão para manter a sua persistência e evitar a sua detecção. Além disso, pode ser espalhado através de e-mails de spam de phishing contendo anexos ou links maliciosos.
3 – Jsecoin – Minerador de criptografia, baseado na web, projectado para o processo de mineração online da criptomoeda Monero quando um utilizador visita uma determinada página web. O JavaScript implementado utiliza uma grande quantidade de recursos computacionais das máquinas dos utilizadores finais para extrair moedas, o que afecta o desempenho do sistema.

pub