Matosinhos recebe Fórum Europeu para Redução de Riscos de Catástrofes em 2021

Notícias

O Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes (EFDRR) forma a estrutura de plataforma regional da Europa. O EFDRR estabeleceu-se como um veículo importante para enfrentar os desafios regionais em matéria de risco de catástrofes. A edição do próximo ano, como verificou a Security Magazine, realiza-se em Matosinhos, entre os dias 24 e 26 de Novembro.

A conferência, fiel ao espírito multi-stakeholder do Quadro Sendai, permite aos governos e partes interessadas trocar experiências sobre práticas bem sucedidas e abordagens inovadoras para prevenir, reduzir e gerir o risco de desastre. Isto resulta em planos de acção prospectivos baseados num estatuto de partilha mútua da implementação da RRD.

O EFDRR tem sido instrumental na abordagem de novas áreas, tais como finanças sustentáveis, bem como na criação de formas inovadoras de enfrentar desafios, incluindo, por exemplo, processos de revisão pelos pares e sistemas de teste de stress. O secretariado do EFDRR, presidido pela UNDRR, a Comissão Europeia e o Conselho da Europa facilita uma colaboração mais forte e coerência entre os parceiros.

Os resultados do fórum da EFDRR estão incluídos no relatório do Secretário-Geral das Nações Unidas à Assembleia Geral, nas deliberações do Fórum Político de Alto Nível em Nova Iorque e na Plataforma Global sobre a Redução de Riscos de Catástrofes.

RESULTADOS ESPERADOS

  • As boas práticas e conhecimentos sobre políticas, programas e investimentos informados sobre o risco de catástrofes são partilhados, com particular ênfase nas lições aprendidas com a pandemia COVID-19 e a seguinte recuperação.
  • Criar parcerias para uma maior resiliência a catástrofes;
  • Avaliar os progressos na implementação do Quadro Sendai para a RRC na região;
  • Integração da gestão do risco de desastres em sectores relevantes, particularmente no sector da saúde, é promovida para uma maior resiliência a longo prazo;
  • São feitas contribuições para os processos de seguimento das conferências e cimeiras das Nações Unidas.
  • Estabelecer um entendimento comum dos desafios comuns e das ameaças imediatas na Europa
  • Acordar numa visão conjunta de futuro de uma região europeia e da Ásia Central resiliente a catástrofes em 2030
  • Adopção do Mapa de Estradas 2021-2030 EFDRR

FOCAGEM TEMÁTICA

A pandemia da COVID-19 é o maior desafio que enfrentámos durante a nossa vida. Os países da Europa e da região da Ásia Central estão particularmente expostos aos impactos sociais e económicos da crise da COVID-19. Esta exposição, juntamente com a vulnerabilidade regional a riscos naturais e tecnológicos, incluindo terramotos, inundações, deslizamentos de terras, deslizamentos de lama, fluxos de destroços, avalanches, secas e temperaturas extremas, e o efeito das alterações climáticas significa que uma abordagem holística ao risco de catástrofe é de importância crítica para mitigar os piores impactos dos riscos biológicos, incluindo a COVID-19.

O próximo EFDRR será um momento importante para destacar a necessidade de abordar a natureza sistémica, cascata e composta dos riscos, especialmente à luz da pandemia COVID-19 e da emergência climática. Será uma oportunidade para partilhar experiências e lições aprendidas, e traçar o caminho a seguir para um futuro resiliente.

2021 A EFDRR é construída com base nos resultados da EFDRR de 2018 realizada em Itália e da Plataforma Global para a DRR de 2019 realizada na Suíça. O Fórum visa abordar questões-chave que podem avançar na implementação do Quadro Sendai em coerência com os ODS, a Nova Agenda Urbana e o Acordo de Paris.

Além disso, o EFDRR 2021 surge após o ano seguinte ao prazo ‘Target E’ do Quadro Sendai, que visa “aumentar substancialmente o número de países com estratégias nacionais e locais de redução do risco de desastres até 2020”. Demonstrar progressos suficientes no cumprimento das metas centrais será politicamente importante para manter o acordo no bom caminho e abrir espaço para aumentar a ambição.

O EFDRR 2021 será estruturado segundo uma abordagem tripla. Irá, 1) fazer um balanço das lições da crise da COVID-19, mostrando as boas práticas na Europa, e o papel da Europa no mundo; 2) rever os progressos até à data na implementação do Quadro Sendai e articular que mudanças são necessárias para uma agenda transformadora na redução do risco de desastres; através dos pilares da recuperação económica, boa governação e para a equidade social; e 3) comprometer-se a assegurar que o impacto de uma catástrofe nunca mais seja tão severo como a pandemia da COVID-19, articulando novos compromissos para se conseguir uma maior resiliência na Europa.

Os principais documentos de resultados incluiriam:

2021-2030 Roteiro EFDRR – O Roteiro EFDRR constitui a base para uma implementação coordenada do Quadro Sendai para a DRR e objectivos de SDG relacionados até 2030.
Declaração das Partes Interessadas – Os chefes das delegações nacionais e os profissionais responsáveis pela redução do risco de desastres na região acordarão numa Declaração das Partes Interessadas que destaca as principais questões consideradas durante o EFDRR e propõe o caminho a seguir.
Comunicado de Alto Nível – Na Mesa Redonda de Alto Nível, os participantes aprovam áreas de foco e acções para a implementação do Roteiro da EFDRR.

Organização:

Gabinete das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Catástrofes – Gabinete Regional para a Europa
Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil
Comissão Europeia
Conselho da Europa