Visotrónica: “Temos sempre como foco estar na vanguarda da inovação tecnológica”

Conteúdo Premium Controlo de Acessos Detecção e Combate a Incêndios Notícias Segurança Electrónica Segurança Física Videovigilância

 A Visotrónica está no mercado nacional há quase quatro décadas. A empresa, com sede em Viseu, dedica-se ao desenvolvimento e implementação de soluções integradas de tecnologias na área da segurança, tendo como principais valências os sistemas de detecção de incêndios e gás, sistemas de intrusão, videovigilância, extinção e antifurto, bem como controlos de acesso/ponto. Aurélio Silva e Afonso Silva, directores da Visotrónica (na foto), avançam à Security Magazine que esta é uma área muito competitiva, sendo essencial estar na vanguarda da inovação.

Security Magazine – Com quase 40 anos no mercado, como surgiu a Visotrónica e, actualmente, como se define enquanto empresa e actividade desenvolvida?

Presente no mercado há 38 anos, a Visotrónica diferencia-se da concorrência pela capacidade em desenvolver e implementar soluções integradas das tecnologias mais modernas do mercado, apostando sempre na inovação e personalizando as soluções mediante cada cliente.

A vasta experiência e know-how de toda a equipa técnica, a sua qualificação e certificação, permite aceder com confiança a este mercado tão específico, de forma transparente e rigorosa, sempre com o principal objectivo de fortalecer a relação com os clientes.

Ao observar estas quase quatro décadas, como avaliam a evolução e o estado actual do mercado português em matéria de segurança?

Como aconteceu em todas as áreas de actividade, a evolução no mercado de segurança em Portugal foi afectada por toda a conjuntura económica global ao longo deste período, embora, devido às vicissitudes específicas desta área, por vezes, em contraciclo com a restante economia.

Assim, se destacarmos todo o progresso tecnológico que se tornou uma grande mais-valia nesta área, apesar dos altos e baixos, a evolução foi consistente e gradual, permitindo a evolução progressiva deste mercado de forma segura e sempre com os olhos postos no futuro.

Consideram este um mercado muito competitivo? Quais os principais aspectos que vos distinguem da principal concorrência?

Sim, este é um mercado cuja competitividade é gritante, daí a necessidade de estarmos sempre na vanguarda da inovação, à frente da concorrência, quer em termos tecnológicos quer no que diz respeito à formação das equipas. Nestes quesitos acreditamos estar bem posicionados no mercado.

Em termos de portfolio de produtos e serviços, qual é a vossa principal aposta no mercado nacional?

A Visotrónica é especializada na concepção de soluções na área da inovação tecnológica de segurança, tendo como principais valências os sistemas de detecção de incêndio, sistemas de detecção de gás, sistemas de intrusão, sistemas de videovigilância, controlo de acessos/ponto, sistemas de extinção e sistemas antifurto. A nossa experiência permite-nos adequar os nossos serviços às necessidades de cada cliente, criando soluções adaptadas e integradas.

Com a constante evolução tecnológica e da própria dinâmica do mercado, a Visotrónica prevê apostar em novas áreas/segmentos de actividade para breve?

Temos sempre como foco estar na vanguarda da inovação tecnológica, a constante procura de novas áreas de actividade que complementem o já largo espectro de actuação é o que nos move, pois só assim, conseguimos dar uma reposta eficaz às necessidades do mercado tão exigente. Complementar a nossa operação é que nos permite solidificar a Visotrónica.

Dos vários exemplos que podíamos referir, destacamos os Radares da Magos, dos quais somos representantes exclusivos em território nacional, que seguem a metodologia do sistema de segurança israelita de alta eficiência, com baixos consumos de energia e dados, sem serem afectados por condições climatéricas e de luminosidade, tendo uma excelente relação custo benefício por m2 protegido.

Um outro exemplo são os sensores subterrâneos SensoGuard, dos quais também somos representantes em Portugal. Este equipamento oferece uma protecção confiável, duradoura e invisível, sem necessidade de manutenção. Com base na mesma tecnologia sísmica sensível usada para deteção de terramotos, o sistema reconhece ameaças nas imediações, sendo fácil de instalar, funcionando em qualquer condição climatérica, com baixos consumos de energia e proteção anti vandálica pois são impenetráveis não podendo ser cavados ou sabotados sem provocar o disparo de evento ou de notificação.

Estes dois exemplos demonstram a nossa vontade e capacidade de darmos resposta à competitividade do mercado, que nos permitem dar respostas BtoB e BtoC.

A nível internacional, que outros mercados fazem parte da actuação da Visotrónica? É previsível a aposta em novas geografias futuramente? Quais?

Sediada em Viseu, a Visotrónica estende os seus serviços a todo o território nacional, incluindo ilhas, tendo ainda parcerias em outros países, tais como Angola, Moçambique, Espanha, França, Inglaterra, Suíça e Alemanha.

Não obstante, e de acordo com o plano de expansão, a Visotrónica encontra-se a monitorizar e a avaliar a internacionalização em novos mercados, cujo investimento compense o risco.

Como classificam a importância das parcerias com algumas das principais marcas do sector? 

Os stakeholders são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de uma marca no mercado actual, como tal, na Visotrónica procuramos criar representações e parcerias consolidadas e exclusivas, tais como a Magos e a SensoGuard, por exemplo.

Acreditamos que de braço dado conseguimos ser mais fortes, por isso, estamos sempre disponíveis para novas parcerias desde que se identifiquem com os nossos valores: compromisso com o cliente; rapidez na entrega de soluções; estímulo no crescimento com os nossos parceiros; segurança de marcas e pessoas; confiança dos clientes e colaboradores; ética nos relacionamentos e respeito às normas e legislação vigentes.

Ao observar a dinâmica do mercado, quais os sectores de actividade que estão a ter uma maior atividade, relativamente a novos investimentos? No fundo, quais são actualmente os sectores de actividade mais apetecíveis para a Visotrónica?

Esta é uma área muito dinâmica que nos obriga a estar sempre na pole position da tecnologia, dada a importância da evolução constante nesta área de negócio.

Como tal, a nossa aposta nos Radares da Magos e nos sensores sísmicos da SensoGuard demostram que, para nós, estes são os sectores de atividade que consideramos com maior pertinência no mercado da segurança, no que respeita a novos investimentos.

Que impactos teve a pandemia de Covid-19 na vossa actividade?

Esta pandemia surgiu num período de crescimento da nossa empresa, naquele momento levantaram-se algumas questões e dúvidas, a incerteza do futuro assolou-nos, mas tivemos uma capacidade incrível de resiliência com o passar do tempo adaptámo-nos, reinventámo-nos e conseguimos criar uma nova realidade operacional.

Assim sendo, 2020 acabou por ser um ano excelente. Acabámos por não ser assim tão afectados pela pandemia devido à nossa capacidade de ultrapassarmos essa dificuldade.

Como encaram os próximos tempos, em termos de novos investimentos e desenvolvimentos? Por onde passa o crescimento da Visotrónica?

A Visotrónica encontra-se em período de expansão, devido ao aumento de intervenções, parcerias e novos projectos, conduzindo já a um aumento da nossa equipa técnica e administrativa, contando actualmente nas suas fileiras com uma nova equipa comercial, financeira e um departamento de marketing responsável pela comunicação e imagem da empresa.

Como prova o nosso desenvolvimento, gostaríamos de destacar a nossa nova página Web cujo dinamismo, coesão e eficácia foram os pontos de partida para o upgrade profundo que realizámos ao nosso site.

Temos diversas novas funcionalidades, tais como: possibilidade de subscrição de newsletter; serviço de consultoria com soluções adaptadas a cada cliente; facilidade de pedido de orçamentos e dispomos de uma nova loja online que permite a compra de artigos bastante rápida, segura e intuitiva.

Com um novo design, mais directo e clean, damos também enfoque à responsabilidade social e ambiental da Visotrónica.

Encaramos o futuro com um sorriso na cara e uma vontade enorme em fazer crescer este projecto para o patamar que toda a equipa merece e se esforça diariamente para o fazer cumprir.

Aproveitamos para convidar todos os leitores da Security Magazine a visitar esta nossa nova página em www.visotronica.com

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.