Oriente e Pragal ligados com tecnologia quântica

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Conta com mais de 20 quilómetros, liga a Gare do Oriente em Lisboa ao Pragal em Almada, passando pela Ponte 25 de Abril. Por trás deste projecto está um consórcio liderado pela Warpcom e ID Quantique, conjuntamente com a Deloitte, Fortinet e IP Telecom.

A Warpcom, integrador tecnológico Ibérico de capital 100% português, está a liderar o projeto em parceria com a ID Quantique que se traduziu numa ligação de mais de 20km para transmissão de informação encriptada através de chaves quânticas em território nacional.

Esta ligação conecta a Gare do Oriente ao Pragal, atravessando a Ponte 25 de Abril, através da rede de fibra ótica da IP Telecom, envolvendo tecnologia de ponta com capacidade de aumentar exponencialmente o nível de segurança das comunicações e proteger os activos mais importantes para qualquer organização: a informação e os dados.

“Segundo os padrões actuais, a informação será facilmente desencriptada com recurso a tecnologia quântica, o que se revela um risco e uma ameaça graves para Governos, organizações e pessoas”m diz Bruno Gonçalves, business unit manager – cybersecurity da Warpcom.

Como afirma, “esta ligação comprova que a tecnologia quântica já é uma realidade e que é possível garantir a segurança das comunicações entre dois pontos com tecnologia quantum-safe, criando um nível de segurança tal que, mesmo que no futuro exista um ataque utilizando tecnologia quântica a segurança da informação não é comprometida”.

De acordo com a informação divulgada pela empresa, “trata-se de um marco histórico, não só por ser a primeira ligação quântica de tamanha extensão feita em Portugal, e completamente integrada com soluções de segurança Fortinet já reconhecidas no mercado, mas também porque vem demonstrar que deixou de ser um teste laboratorial para se apresentar preparada para o mundo real e produtivo das organizações”.

“Há um movimento dos principais players internacionais no sentido da adopção de uma estratégia para a Era quântica que se aproxima a passos largos. A resposta envolve soluções que permitem às organizações adaptar a sua estratégia de cibersegurança, tornando-a quantum-safe. É um caminho que deve ser preparado a fim de proteger os seus bens hoje e no futuro. A ID Quantique proporciona segurança incondicional em trocas de chaves sensíveis, graças a comunicações quânticas de mais de milhares de quilómetros”, explica Jean-Sébastien Pegon, Head of Finance and Telecom markets da ID Quantique.

Um dos principais objectivos desta tecnologia, e que tem vindo a ser alvo de investigação nos últimos anos, é a “criação da Internet quântica, existindo um forte investimento anunciado por parte dos governos das principais potências mundiais e da União Europeia para o seu financiamento (Quantum Communications Infrastructure)”.

No futuro, a meta é garantir ligações mais seguras e mais pontos com este tipo de tecnologia, criando uma rede à escala global.

“Para a IP Telecom, esta é uma demonstração clara da capacidade da empresa em ser a rede nacional de alto débito do país, para continuar a inovar e a garantir maiores níveis de segurança à economia nacional. Consideramos que as comunicações quânticas, e esta nossa parceria, simbolizam um futuro ativo da empresa e uma necessidade clara dos nossos clientes.”, refere Rui Ribeiro, Director Geral da IP Telecom.

Como integrador tecnológico e prestador de serviços de cibersegurança, a Warpcom procura activamente não só as soluções de cibersegurança que as organizações precisam agora, mas também as de futuro.

“Claramente, o tema da Era quântica tem que ser colocado na agenda estratégica das organizações para os próximos anos e, nesse sentido, estamos aqui para apoiá-las nessa jornada em segurança, suportando os detentores de infraestruturas críticas, como utilities, Defesa, saúde, mercado financeiro e operadores de telecomunicações, no desenvolvimento de redes quantum-safe”, conclui Pedro Morão, Commercial Director da Warpcom.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.