“Deve ser dada mais atenção ao reforço dos sistemas pré-catástrofe”

Notícias

A 19 de Janeiro, o Fórum Internacional de Recuperação 2022 concluiu com um forte apelo para que se dê prioridade à preparação para a recuperação e se invista na resiliência antes da ocorrência de uma catástrofe.

O Fórum, que reuniu 400 participantes e oradores de 65 países, realizou-se sob o tema “Redesenho de Sistemas para a Resiliência através da Recuperação”.

“No actual contexto de uma pandemia global, alterações climáticas e retrocessos na realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), devemos aproveitar o que aprendemos sobre o progresso, os desafios, os facilitadores, e as barreiras para “reconstruir melhor”, disse a Mami Mizutori, Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a Redução do Risco de Catástrofes na sua mensagem de abertura.

“É importante reconstruir melhor, inserindo-o nas políticas e regulamentos, e ligá-lo ao desenvolvimento sustentável,” disse o Kimio Takeya, Conselheiro Técnico sobre DRR, Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) na sua apresentação de abertura.

Uma recomendação chave foi sobre um maior investimento nos esforços de recuperação com acordos de financiamento diversificados. Os esforços para reconstruir melhor são muitas vezes minados por uma escassez de financiamento, deixando as comunidades afectadas com os mesmos ou piores riscos de catástrofe, e diminuindo as perspectivas de desenvolvimento.

Foi apresentado um bom exemplo de um projecto de mitigação das inundações nas Filipinas, que demonstrou que os pré-investimentos na redução do risco oferecem múltiplos benefícios, incluindo a redução da inundação, das pessoas afectadas e dos custos dos danos.

“Deve ser dada mais atenção ao reforço dos sistemas pré-catástrofe. Estabelecer e integrar os resultados de recuperação desejados no início de um evento de catástrofe pode ser um longo caminho para alcançar os resultados desejados mais cedo”, disse Cynthia Spishak, Administradora Associada, Gabinete de Análise de Políticas e Programas (OPPA), Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), EUA.

Os peritos também apelaram a um maior alinhamento entre prioridades de recuperação, resiliência a longo prazo e objectivos climáticos, e planos de desenvolvimento.

“Os investimentos de recuperação devem fazer parte do orçamento nacional plurianual e do planeamento do desenvolvimento sustentável a longo prazo pelos governos”, acrescentou Paola Albrito, Chefe de Secção, Processos Intergovernamentais, Cooperação Interagencial e Parcerias, Gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes (UNDRR).

O Fórum anual foi organizado pela Plataforma Internacional de Recuperação (IRP), uma rede de múltiplas partes interessadas e um mecanismo internacional para a partilha de experiências e aprendizagem sobre o desenvolvimento de melhores práticas entre os países e todas as partes interessadas relevantes.

As recomendações do Fórum IRP 2022 contribuem para a revisão intercalar do Quadro Sendai e alinham com o tema da 7ª Plataforma Global de Redução de Riscos de Catástrofes (GP2022) e da 5ª Conferência Mundial de Reconstrução (WRC5) a ser realizada sob a bandeira do IRP em Maio deste ano.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.