OBO Bettermann mantém aposta na área da segurança e proteção em edifícios

Notícias Produtos

Alinhada com a sua estratégia, a OBO Bettermann mantém a sua aposta na área da segurança contra incêndios em edifícios e disponibiliza ao mercado o descarregador combinado MCF-NAR na protecção contra raios e sobretensões.

O MCF-NAR do tipo 1+2 diferencia-se exatamente por apresentar o complemento NAR que significa “compartimento de ligação do lado da rede”, já que a tecnologia de explosor de equipotencial instalada qualifica o aparelho de protecção contra sobretensões para a utilização a montante do contador segundo a VDE-AR-N 4100.

As actuais regras técnicas de ligação de baixa tensão, VDE-AR-N 4100, para a ligação de instalações de clientes à rede de baixa tensão exige que o aparelho de protecção contra sobretensões seja instalado o mais próximo possível do ponto de alimentação.

O MCF-NAR é instalado de acordo com as regras de ligação no compartimento de ligação inferior, protegendo assim as sobretensões de forma fiável directamente no ponto de alimentação.

A montagem é simples e realizada em pouco tempo, devido à instalação no sistema de barramentos de 40 mm do armário do contador.

Com as variantes para edifícios residenciais sem protecção exterior contra raios, para edifícios residenciais e comerciais com protecção contra raios exterior (classe de proteção contra raio 3+4), bem como para hospitais e centros de dados (classe de proteção contra raio 1+2), a OBO oferece sempre a solução adequada.

Para variadas áreas de aplicação é disponibilizada uma variante com 3 polos para redes TN-C e uma variante 3+NPE para redes TT e TN-S.

Os descarregadores combinados testados pela VDE cumprem as normas internacionais e, com um nível de proteção de ≤1,5 kV, aumentam também a segurança dos terminais ligados a jusante.

Com a limitação de tensão dos SPD, garante-se a proteção do isolamento, a fim de evitar a formação de faíscas e incêndios. Para garantir esta proteção de confiança em qualquer altura, todos os aparelhos têm uma indicação de estado aprovada para a zona a montante do contador, sem autoconsumo. Esta sinaliza imediatamente se os aparelhos não funcionarem. Adicionalmente, todas as variantes são disponibilizadas também com sinalização remota, podendo assim ser ligadas a tecnologias de controlo de edifícios existentes ou futuras.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.