Dahua: “A transformação digital inteligente tornou-se o tema principal”

Conteúdo Premium Entrevistas Notícias Videovigilância

Numa entrevista à Security Magazine, Chenzhi Zhu, CEO da Dahua Iberia, explica que, actualmente, as necessidades dos utilizadores de videovigilância mudaram muito, tendo deixado de estar centradas no produto para passarem a focar-se na solução. Para o responsável, os cliente “exigem um sistema completo que os ajude a melhorar a eficiência das suas operações e a mitigar potenciais riscos”. Na mesma entrevista, Ricardo Mendes, Business Development Key Account Manager de Dahua Iberia, destaca que “o mercado português, apesar de ser bastante conservador e regulado, está a mudar com sinais positivos, possivelmente derivados dos novos tempos e do nível de formação dos profissionais”.

Security Magazine – Como vê 2021 e 2022 no mercado da videovigilância? Será que vai ao encontro das suas expectativas?

Chenzhi Zhu – Com o desenvolvimento e aplicação de IA, IoT, computação em nuvem, big data, etc., a tecnologia de vídeo inteligente continua a mostrar maior valor no processo de transformação digital na era pós-pandémica, e o mercado de IoT inteligente centrado no vídeo expande-se ainda mais.

Embora as empresas tenham uma forte procura, a transformação inteligente e a modernização da indústria como um todo ainda se encontram na fase primária. Por conseguinte, o mercado é enorme. Contudo, como as necessidades das empresas em diferentes sectores variam, tornou-se o desafio actual satisfazer rapidamente as exigências fragmentadas e diferenciadas do mercado com custos controláveis.

Tendo em conta as exigências para o desenvolvimento da inteligência digital em muitas indústrias, coexistem oportunidades e desafios. Hoje, tornou-se consensual para os clientes conseguirem um desenvolvimento de alta qualidade através da transformação digital.

Com novas exigências a surgir e a constante aceleração da actualização e integração de novas tecnologias, a exploração, acumulação e investimento em inovação e tecnologias de ponta em I&D têm-se tornado cada vez mais importantes.

Contudo, a fragmentação e personalização do mercado determinaram que o crescimento em escala de transformação e actualização inteligente são processos de penetração contínua. A Dahua manterá enfoque estratégico e investimento suficientes para assumir a liderança nas principais capacidades da indústria, tais como detecção de AIoT, plataforma de inteligência digital IoT, IA baseada em cenários e desenvolvimento aprofundado de soluções, de modo a destacar-se dos seus concorrentes.

Em geral, como avalia o mercado português de videovigilância (por exemplo, principais sectores de actividade, procura, crescimento, produtos mais procurados, concorrência, etc.)?

Ricardo Mendes – O mercado português, apesar de ser bastante conservador e regulado, está a mudar com sinais positivos, possivelmente derivados dos novos tempos e do nível de formação dos profissionais. Falamos de um mercado dominado por alguns players com uma dimensão importante que se destacam com uma vasta carteira de serviços/produtos.

Esta estratégia de longa data, não centrada no valor ou diferenciação de serviços e produtos, significa que na maioria dos casos a competitividade é avaliada apenas no factor “preço” e este torna-se um factor-chave.

Para Dahua, esta realidade torna-se uma enorme oportunidade de crescimento, apoiada pelos nossos excelentes produtos, com um elevado nível tecnológico, com especial enfoque em soluções baseadas em Inteligência Artificial.

Desta forma, trazemos várias vantagens de mercado aos nossos parceiros, quer em termos de distribuição quer de instalação sobre marcas concorrentes, ao oferecer aos clientes serviços com incrível valor acrescentado onde em alguns casos o preço é compreendido e aceite pelo cliente final.

Na sua opinião, ao escolher um novo produto, que critérios são mais valorizados pelos seus clientes?

Chenzhi Zhu – No mercado actual, as necessidades dos utilizadores mudaram muito, passando de centradas no produto para centradas na solução.

Os clientes já não estão satisfeitos com os dispositivos de câmara única para monitorizar cenas. Em vez disso, exigem um sistema completo que os ajude a melhorar a eficiência das suas operações e a mitigar potenciais riscos.

Por exemplo, a nossa Solução Sistemas de Trânsito Inteligentes (ITS) centra-se na integração de tecnologias informáticas, electrónicas e de comunicação e estratégias de gestão, com aplicação na repressão de infracções de trânsito, monitorização do fluxo de tráfego e controlo de sinais de trânsito para melhorar a eficiência dos sistemas de transporte, aumentar a segurança rodoviária e optimizar a experiência de condução.

Outro exemplo é a nossa Solução Residencial Inteligente, que fornece uma plataforma interligada para os gestores imobiliários para simplificar as operações e melhorar a eficiência da gestão.

A fim de melhorar a segurança dos residentes e criar uma melhor experiência de utilização, a solução integra uma série de dispositivos de IA e tecnologias de reconhecimento, tais como ANPR, reconhecimento de código QR, reconhecimento de impressões digitais, etc., conseguindo um controlo de acesso eficiente e sem contacto tanto para pessoas como para veículos.

Que tendências pode identificar neste segmento da videovigilância em Portugal e no mundo?

Chenzhi Zhu – A procura de IA disparou nos últimos anos, e espera-se que continue em 2022. Cada vez mais dispositivos baseados em IA serão amplamente aplicados em campos relacionados e em várias indústrias. Com a evolução da tecnologia da IA, a análise baseada na IA será gradualmente aplicada a produtos de gama baixa, e a experiência do utilizador será significativamente melhorada. Com o rápido desenvolvimento da IA, da big data, da IOT e de outras tecnologias digitais, a sociedade humana entrou na era digital. No futuro, a digitalização e a inteligência continuarão a impulsionar o desenvolvimento sustentável e de alta qualidade de toda a sociedade. A transformação digital inteligente tornou-se o tema principal do momento.

Que inovações introduziu recentemente no mercado doméstico da videovigilância e que outras inovações estão previstas para o futuro próximo?

Ricardo Mendes – A capacidade de inovar é cada vez mais importante para um fabricante líder como a Dahua.

A Dahua destaca três tecnologias mais importantes encontradas no nosso equipamento, Full-color, TiOC 2.0, Smart Dual Illuminators, são tecnologias diferentes que permitem às câmaras gravar vídeo onde é mais necessário com imagens a cores de alta resolução, mesmo em condições de pouca luz.
Enquanto o sistema TiOC é concebido para ambientes interiores ou de curta distância ao ar livre, a tecnologia Fullcolor está integrada nas nossas câmaras em vários formatos, incluindo PTZ (Pan Tilt Zoom), permitindo obter imagens a cores de alta qualidade com luz muito baixa, mesmo a longas distâncias, e interacção com o local com áudio bidireccional e luz estroboscópica para criar o factor dissuasor.

Os Smart Dual Illuminators adoptam um algoritmo inteligente para detectar alvos com precisão. Uma vez que o iluminador IRé normalmente ligado durante a noite. Quando a câmara detecta o alvo, a luz acende e a câmara grava vídeo a cores, bem como informações sobre eventos importantes. Quando o alvo está fora da área monitorizada, a luz desliga-se e o iluminador IR volta a ligar-se, ajudando a reduzir a poluição luminosa na área.

No presente e olhando para o futuro, destaco tanto a série Wizmind como a série Wizsense como inovações de referência. O Wizmind, com um algoritmo de aprendizagem profunda premiado, com um portfólio de soluções composto por produtos orientados para projectos, incluindo IPC, NVR, PTZ, XVR, dispositivos de imagem térmica e plataforma de software, oferece soluções de IA precisas, fiáveis e completas para vários mercados verticais, tais como retalho, energia, finanças e transportes. E a série Wizsense, que tem uma vasta gama de produtos e soluções de IA que adoptam um chip de IA independente e um algoritmo de aprendizagem profunda. Pode reconhecer humanos e veículos numa imagem com elevada precisão, permitindo que os utilizadores se concentrem em alvos reais. O WizSense concentra-se no ser humano e no veículo, beneficiando todos com funções inteligentes, configuração simples e produtos inclusivos.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine e receba informações como esta no seu email.